DestaquesSaúde

Testes rápidos da Covid-19 acabam e CIEM divulga nota informando o motivo

Os testes rápidos para a Covid-19, realizados no Centro Integrado em Especialidades Médicas de Picos (CIEM), chegaram ao fim na tarde da terça-feira (07). Com isso, a instituição emitiu uma nota explicando os motivos e informando que as pessoas continuam sendo atendidas, e que mais mil testes oriundos de doação estarão disponíveis até o sábado (11).

Na nota consta que o motivo para que os testes tenham acabado se deve à grande procura. Em entrevistas anteriores o secretário de Saúde, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, informou que por pessoas não apenas de Picos, mas de todos os municípios da região estavam se dirigindo ao CIEM.

Quando uma pessoa chega ao CIEM para receber atendimento referente ao coronavírus, ela passa por uma triagem, para então ser testada. Nos primeiros dias da crise a Secretaria de Saúde de Picos fez a compra de 3500 testes, além de ter recebido outros 400 do governo do estado.

Ao longo das últimas semanas os casos de coronavírus sobiram exponencialmente em Picos, atingindo números alarmantes.

Nota divulgada pelo CIEM

Informe sobre testes para Covid-19

O Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) informa que os testes para diagnóstico de Covid-19 acabaram na tarde de ontem (7), devido à grande procura das últimas três semanas. A demanda passou da média de 20 testes diários para 120 nesse período, um crescimento de aproximadamente 500%, somente no CIEM. Até o próximo sábado (11), mil testes, oriundos de doação, deverão estar à disposição. Ao todo, a Prefeitura Municipal de Picos já realizou aproximadamente 4 mil testes, sendo mais de 2 mil feitos no CIEM e 1.900 no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Município solicitou novos testes junto ao Governo do Estado e aguarda a chegada. Contudo, os atendimentos continuam sendo realizados 24 horas/dia, e a recomendação é de que o tratamento deve ser iniciado antes mesmo da confirmação do teste, uma vez que só é possível realizá-lo após o oitavo dia de sintoma.