CulturaDestaques

Teatro Sávio Barão inaugura novas salas e homenageia ator Flávio Guedes

O ator Flávio Guedes, residente em São Paulo e figura importante para a cena cultural de Picos, estará na cidade neste sábado (29), às 19h, para participar da inauguração das três novas salas do Teatro Sávio Barão: música, dança e multiuso, conforme informações repassadas ao Picos360graus. A sala multiuso recebeu o nome de Sala Flávio Guedes, escolhido por voto popular em reconhecimento ao trabalho do artista ligado à história do teatro picoense. “A multiuso está homenageando a minha pessoa. Vai ser a sala Flávio Guedes, que foi eleita por um voto popular aberto pelo próprio teatro na internet, o que me deixou muito honrado”, destacou o ator.

A programação da noite contará com apresentações musicais, de balé e com a remontagem do clássico Morte e Vida Severina, obra de João Cabral de Melo Neto que marcou a trajetória do grupo PBC nos anos 2000, sob direção do saudoso Sávio Barão, que hoje dá nome ao teatro. “É uma forma também de homenagear a memória desse artista tão importante para Picos, por ter sido o trabalho que elevou o grupo PBC a uma categoria profissional nos anos 2000”, explicou Guedes.

Flávio ressaltou que a inauguração das novas salas simboliza um avanço importante para a cultura local. Para ele, o Teatro Sávio Barão responde a uma demanda antiga da classe artística picoense. “O Teatro Sávio Barão veio coroar uma luta de muitas décadas. Desde que cheguei em Picos já se falava nessa carência de um espaço físico para fomentar o surgimento e a manutenção dos grupos de teatro. Ser lembrado dessa forma é muito simbólico e me sinto realmente muito honrado”, afirmou.

Além da remontagem de Morte e Vida Severina, o público poderá prestigiar espetáculos infantis como Pluft, o Fantasminha, que têm lotado o teatro e despertado o interesse das novas gerações. Para o ator, esse contato direto entre público e palco é fundamental para o futuro da cena artística na cidade. “Esse contato teatral tête-à-tête é o que tem de mais interessante e forte no teatro. É inspiração para novos talentos e esperança para quem sempre sonhou em trabalhar com artes cênicas”, concluiu Flávio Guedes.