DestaquesSaúde

Sindicato dos Técnicos em Radiologia do Piauí denuncia irregularidades no Hospital Regional de Picos

O Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Piauí (SINTTEAR-PI) esteve em Picos na segunda-feira (24) para fiscalizar as condições de trabalho da categoria no Hospital Regional Justino Luz (HRJL). Segundo um dos representantes do sindicato, Jandielson Veras, eles verificaram uma série de problemas que comprometem a segurança dos profissionais na proteção contra o coronavírus.

Jandielson informou que o sindicato constatou a inexistência de testagem do coronavírus nos profissionais em radiologia do Hospital Regional de Picos, ao passo que outras categorias já foram testadas. Ele assegura que existe uma lei federal que garante a todos o direito da realização dos exames para a Covid, uma vez que as pessoas que trabalham em um hospital estão sujeitas à contaminação pela doença.

“O profissional técnico radiológico também vai manter contato com o paciente, suspeito ou não de ter Covid-19, então ele tem de se paramentar, e a qualidade do avental é muito baixa, solicitei a questão da especificação técnica, mas disseram que vem do governo do estado, e é de baixa qualidade, qualquer coisinha rasga”, declarou Jandielson Veras.

O sindicato relatou ainda uma série de problemas que denominaram de crônicos: inexistência de exames periódicos (estes devem acontecer a cada seis meses); quantidade de profissionais inadequada para as dimensões do serviço; inexistência de concursos ou seleção pública para os técnicos – há apenas um concursado na instituição.

Eles tentaram analisar a questão dos salários, férias e 13° dos técnicos em radiologia, mas alegaram que a direção do HRJL negou o pedido, contrariando a Lei de Acesso a Informação. O sindicalista também declarou que a diretora-geral do Hospital Regional, Samara Sá, não quis recebê-los.

Jandielson Veras frisou a questão da insalubridade a ser paga aos profissionais da radiologia, o que não vem acontecendo em todo o Piauí. Ele destacou que os técnicos precisam realizar exames constantemente, pois estão lidando com material radioativo, além de ter direito ao complemento salarial por exercerem uma profissão de alto risco.

Nós procuramos a direção do Hospital Regional para falar sobre as denúncias. Fomos informados através da assessoria de comunicação que a distribuição dos aventais é realizada no início de cada plantão. Quanto aos demais pontos, a diretora Samará Sá disse não ter tomado conhecimento da visita e nem recebido ofício.

Jandielson Veras frisou que tentou contato com a diretora, mas o acesso não lhe foi permitido. Sobre a visita, ele disse que se tratava de uma fiscalização, o que não cabe aviso antecipado.