DestaquesGERAL

Série Profissões: Psicologia, cuidando do bem-estar emocional das pessoas

Evelainy Ferreira Reis e Sarah de Aquino Luz. Foto: arquivo do entrevistado

Por Wanantha Borges/Estagiária

O profissional da psicologia é aquele que estuda e trabalha com o comportamento humano, ou seja, cuida do bem-estar psicológico das pessoas, tratando desde problemas emocionais até casos que requerem mais atenção. A psicóloga e professora da Faculdade R.Sá, Flávia Marcelly, diz que a psicologia tem por objetivo o estudo do comportamento humano e dos processos mentais superiores, a saber: pensamentos, emoções, lembranças. Ademais, o profissional também atua em outras áreas, como na psicologia jurídica, educacional e escolar, organizacional e do trabalho, na avaliação psicológica, dentre outros setores.

O curso de psicologia tem duração média de 5 anos, tendo habilitações em bacharelado e licenciatura. Trata-se de um curso bem recende na cidade de Picos, oferecido pela Faculdade R.Sá, onde muitos veem como uma oportunidade crucial. “A faculdade R.Sá oferta o curso de psicologia e tem por missão formar profissionais capacitados, éticos e críticos em relação a realidade que os circunda. Conscientes das necessidades humanas e orientados, segundo a ética e o compromisso de uma responsabilidade social, para a transformação das mais diversas realidades sociais em que irão se inserir”, ressalta Flávia.

Para a estudante Evelainy Ferreira Reis, de 18 anos, o curso veio como a realização de um sonho. “Cursar psicologia para mim sempre foi um sonho, e a faculdade R.Sá está me ajudando a realizá-lo. Os professores da faculdade são os melhores e mais capacitados, sempre tornam o ambiente acadêmico mais agradável”, afirma.

Evelainy está cursando o terceiro período e estaca ainda que as principais características que o acadêmico de psicologia deve desenvolver é a leitura, o saber escutar e também se comunicar com o próximo, além disso, precisa ter em mente que cada ser humano é único, cada um tem sua singularidade.

Psicóloga e professora Flávia Marcelly

A partir daí a estudante relata sobre o que mudou no seu desenvolvimento pessoal durante o curso, e sua expectativa após a graduação. “Posso notar que mudei meu modo de ver, de pensar e de me importar com o próximo. E principalmente, posso observar uma mudança significava no modo de lidar com o meu ‘eu’ interior. A minha expectativa é poder realmente ajudar as pessoas que precisam ser ouvidas e tratadas. Buscar cada vez mais conhecimentos, e me aprofundar na pesquisa”, declara.

Desse modo é perceptível ver o quanto o curso vem se tronando importante na instituição. A também aluna do terceiro período, Sarah de Aquino Luz, de 21 anos, evidencia que apesar do pouco tempo na cidade de Picos, o curso de psicologia tem se mostrado satisfatório e com uma grande chance de progresso nos próximos anos. Onde destaca também a excelência dos docentes sendo a grande maioria mestres e doutores. “Os mesmos se esforçam para conseguir realizar o seu trabalho com muito êxito. Durante as nossas aulas sempre trazem assuntos, discussões e convidados onde sempre existe uma grande contribuição para o nosso crescimento como profissional e como humano”, comenta Sarah.

A acadêmica enfatiza que a maior característica adquirida até o momento foi a prática da leitura. Tendo em vista que a psicologia é considerada uma ciência desde o século XIX, trazendo várias possibilidades de estudos com evidências científicas e com isso torna-se mais amplo o campo da pesquisa, fazendo-se cada vez maiores os leques de artigos, livros e até mesmo da própria pesquisa.

Durante a graduação é comum que os acadêmicos desenvolvam uma percepção diferente diante os fatos do seu próprio cotidiano. “Apesar de sabermos que todos nós sempre trazemos uma bagagem de sentimentos, de experiências e assim somos humanos, a maior característica que conquistei nesses 3 períodos no curso de psicologia, foi a respeitar a história e vida das pessoas que cruzam o meu caminho”, enfatiza a acadêmica.

Com isso Sarah traz a observação que a saúde mental é um alicerce fundamenta para o bem-estar físico e psíquico.

“Apesar de ser um grande tabu na nossa sociedade, com a vinda da pandemia, observamos a necessidade do cuidado com a nossa saúde mental, observamos que se ela não estiver bem, nada fica bem no nosso organismo. A insônia, o estresse, a ansiedade, todos estes podem ser evitados com a prevenção e atenção a nossa saúde mental. Promovendo assim mais qualidade de vida. Então após a minha formação espero estar em um mundo onde a ciência seja validada e respeitada, sendo assim que as pessoas passem a se respeitarem mais e tenham mais atenção a necessidade do cuidado com a mente”, afirma Sarah.