DestaquesGERAL

Série Profissões: conheça um pouco sobre a graduação e o mercado de trabalho para jornalistas em Picos

Aparecida Mota e Fabrícia Silva. Foto: Arquivo das entrevistadas

Dalila Pereira/Estagiária

A partir desta sexta-feira (12) o Boletim do Sertão dá início a série Profissões. Ao longo dos próximos dias publicaremos matérias sobre as graduações e o mercado de trabalho aqui em Picos, a partir da perspectiva dos acadêmicos e dos egressos da universidade que já estão trabalhando. Começaremos pelo Jornalismo.

A área de atuação para os profissionais da comunicação é bastante ampla, o curso de Jornalismo oferece atuação no mercado em diversos setores: repórter, apresentador, cinegrafista, radialista, produtor de TV ou rádio, editor, administrador de mídias digitais, entre outros. Esse ramo está cada vez mais exigente e espera, principalmente dos graduandos que, durante os estudos, já busquem se adequar ao mercado através do estágio não obrigatório. Na Faculdade RSÁ o curso de Jornalismo oferece essa experiência ainda durante o curso. Foi o que aconteceu com a estudante do 6° período, Maria Aparecida Mota da Silva, que desde o 4° período procurou aprender ainda mais com o estágio voluntário.

Aparecida Mota já trabalha na área de assessoria de comunicação

“Com o curso de Jornalismo da Faculdade RSá, venho aprendendo muita coisa, hoje já trabalho na área na assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde de Picos. Ingressei nesse ramo através do estágio não obrigatório, o qual procurei para me aperfeiçoar e visualizar como funciona o dia a dia dos jornalistas e para associar teoria com a prática, depois que passei pela parte introdutória com as disciplinas de redação, rádio, foto, fui em busca do estágio, na época eu estava no 4° período, isso em 2019, então estagiei durante um ano e em março do ano seguinte fui contrata pela Secretaria de Saúde e presto serviço para a Coordenação de Comunicação da Prefeitura. Está sendo uma experiência bastante proveitosa, estive sempre atenta a anotar tudo que me ensinavam no começo, me dediquei muito ao estágio e o curso em si é um mercado bem amplo com um legue de áreas para seguir”, comenta a acadêmica de jornalismo.

A área de atuação para jornalistas na cidade de Picos trouxe oportunidade também a Fabrícia Santos da Cruz Lima, formada em Jornalismo pela Faculdade RSÁ e que já atua há 3 anos no Sistema de Comunicação de Picos (Rádios Difusora AM e Grande FM). Ela fala sobre a sua experiência no mercado e quando estava na academia.

Fabrícia Santos, contratada do Sistema de Comunicação de Picos

“Os jornalistas têm que se renovar a cada dia, buscando se especializar principalmente para área do jornalismo online na cidade de Picos, é a área que mais cresce, é uma observação minha já que a cidade conta com mais de 10 portais de notícias.  A concorrência é alta e o profissional da comunicação tem que se destacar nos mais diversos cenários. O mercado de trabalho para jornalistas é bastante diversificado. Podem atuar no rádio, televisão, portais, assessoria, mídias digitais e revistas para conseguir uma vaga no mercado o profissional além de mostrar talento tem que ficar antenado nos mais diversos assuntos. Na Faculdade R.Sá aprendi atividades práticas com a orientação dos professores, aprendi sobre a Introdução ao Radiojornalismo e ao Telejornalismo. Aprendi a produzir conteúdos para jornal online desde matérias até fotos e programação de rádio. Despertou também a vontade de produzir artigo cientifico”, explica a Jornalista.

O mercado da comunicação além de expansivo para funções diversas, tem compromisso com a sociedade, de levar informação verídica ao público. Trata-se também de tarefa árdua e delicada, assim como nas outras profissões.