CidadaniaDestaquesPolítica

Série Mulheres na Política: vereadora Raiane Monteiro e a missão de presidir a Câmara Municipal de Paquetá

Vereadora Raiane Monteiro. Foto: divulgaçãoVereadora Raiane Monteiro. Foto: divulgação

O Boletim do Sertão inicia a partir deste domingo (10) a série de reportagens: “Mulheres na Política”, que enfocará o trabalho das lideranças femininas na região de Picos, mulheres que foram eleitas e empossadas vereadoras, vice-prefeitas e prefeitas. Começamos pela vereadora e presidente da Câmara Municipal de Paquetá, Raiane Monteiro (PP). Eleita em segundo lugar no pleito de 15 de novembro de 2020, tendo recebido 343 votos, o que equivale a 10,30% do total, ela foi escolhida pelos demais parlamentares para presidir o Legislativo no biênio 2021/2022.

Raiane já tem experiência como vereadora, uma vez que esse é o seu segundo mandato consecutivo. Ela foi eleita vereadora em 2016, conseguindo a renovação para o cargo em 2020. Com essa experiência, a vereadora se dispôs a presidir a Câmara Municipal de Paquetá, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. Mesmo entendendo que é um desafio, ela conta com o apoio dos demais parlamentares e do prefeito Thales Pimentel (PP) para desenvolver um bom trabalho.

Raiane Monteiro tomando posse para o seu segundo mandato. Foto: Paloma Sene

“O objetivo é trabalhar em benefício do povo, juntamente com o Poder Executivo e em parceria com os demais colegas da casa. E que a minha passagem sirva de exemplo e encoraje outras mulheres a brigar por um espaço na Câmara e defender não somente seus direitos, mas sim as coisas que elas acreditam”, declarou.

Sobre a motivação para entrar para a política, esta se deu pelo seu envolvimento em todos os setores da sociedade: Educação, Saúde, Assistência Social. “Com isso percebi que eu poderia fazer mais pela população de Paquetá, pelo desenvolvimento da cidade, e meu pai sempre me incentivou muito. Foi aí que surgiu a ideia de disputar uma vaga na Câmara, levar uma voz feminina lá pra dentro e lutar pelas coisas que acredito e para o bem da população”, comentou.

Para o seu segundo mandato, Raiane Monteiro disse que dará continuidade ao trabalho desenvolvido até aqui no legislativo, atendendo a população de uma forma geral. Mas frisou que também pretende dar uma atenção especial a questão da mulher.

Raiane avalia que as mulheres vêm aumentando a participação na política aqui na região, embora a passos lentos. Essa participação ainda é tímida, e ela defende que mais mulheres ocupem os cargos públicos, votem e sejam votadas.

Vereadora Raiane Monteiro. Foto: Paloma Sene

“Eu vejo que mesmo que ainda tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia, afinal, a representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra elas”, declarou.

Para as mulheres que pretendem participar da política, ela deixa uma mensagem. “Que tenham coragem e voz ativa, pois mulher na política ainda é um desafio. Por isso as inúmeras falácias que envolvem o tema, como a de que ‘mulher não serve para política’ ou de a de que elas ‘não gostam de política’, devem ser desconstruídas imediatamente. Só assim haverá, de fato, representação feminina equivalente ao papel que a mulher ocupa na sociedade”.

Conduzindo a posse do prefeito Thales Pimentel Clayton Barros. Foto: Paloma Sene

Sessões

A Câmara Municipal de Paquetá é formada por nove vereadores, além de Raiane Monteiro também foi eleita vereadora Mariana Portela (PP). O Progressistas elegeu oito parlamentares que integram a base de apoio ao prefeito Thales Pimentel. As sessões geralmente acontecem na primeira e última sexta-feira de cada mês, sempre às 19h00. Contudo, devido o contexto da pandemia, o calendário das sessões desse ano está sendo elaborado.