CidadaniaDestaques

SEMTAS lança “Campanha Sinal Vermelho” em Picos

Foto: Jailson Dias

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) lançou na manhã desta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Picos, a “Campanha Sinal Vermelho”. Segundo a titular da SEMTAS, Wiânika Alencar, o objetivo da campanha é informar a sociedade sobre uma nova forma que as mulheres terão de denunciar algum tipo de violência da qual sejam vítimas. Elas poderão marcar um “x” na palma da mão na cor vermelha (mas pode ser outra cor também) e mostrar discretamente para outras pessoas. Assim, as providências serão tomadas.

Wiânika explicou que inicialmente foram convidados farmacêuticos e demais pessoas que trabalham em farmácias para estarem inteirados dessa forma de discreta de denúncia. “A mulher vítima de violência poderá fazer um ‘x’ vermelho na palma da mão e mostrar para o atendente de alguma farmácia, que irá acionar discretamente as autoridades competentes”, explicou a secretária.

Segundo Wiânika a campanha em Picos começará pelas farmácias, mas a ideia é estender essa forma de denúncia para os demais estabelecimentos comerciais.

A secretária frisou que a “Campanha Sinal Vermelho” vai de encontro ao “Agosto Lilás”, que objetiva conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher, respaldada pela Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 07 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos.

Ministério Público

A promotora da 8° Promotoria de Justiça do Ministério Público do Piauí (MPPI), Romana Leite, afirmou que é possível reduzir a violência contra a mulher se a sociedade estiver bem informada. Segundo a promotora, a demanda de mulheres pedindo medidas protetivas contra violência é constante em Picos.

“Principalmente nos finais de semana, e que envolvem drogas ou álcool, é uma demanda constante, infelizmente”, declarou.

A promotora disse ainda que eventos como o lançamento da “Campanha Sinal Vermelho” são interessantes porque permitem que as pessoas conheçam as novas formas de denúncia.