A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2025. A ação ocorre entre os dias 7 de abril e 31 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacinação. Neste sábado (17), será realizado o Dia D da campanha, das 8h às 17h.
A imunização está sendo realizada em etapas para atender de forma organizada os grupos prioritários. Na primeira fase, de 7 a 16 de abril, foram vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. A segunda etapa, de 21 a 30 de abril, contemplou trabalhadores da saúde e continuidade da vacinação dos idosos.
A terceira fase está prevista para o período de 5 a 16 de maio, com foco nos profissionais da educação, população privada de liberdade e caminhoneiros. Já entre 19 e 30 de maio, será a vez de pacientes com comorbidades e os demais grupos.
No Dia D deste sábado (17), poderão se vacinar: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde. A vacinação ocorrerá em 16 UBS’s distribuídas por toda a cidade.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Thales Coelho, reforça a importância da vacinação como estratégia de prevenção coletiva. “A imunização contra a Influenza reduz complicações da gripe, internações e mortes, especialmente entre os públicos mais vulneráveis. Nossa equipe está mobilizada para garantir que o maior número possível de pessoas seja vacinado”, declarou.

A campanha conta com o apoio do Ministério da Saúde e integra o calendário nacional de imunização. A população deve apresentar cartão do SUS e documento com foto no momento da vacinação.
UBS com vacinação ativa em Picos:
UBS Pantanal, Lagoa Comprida, Junco 2, Canto da Várzea 2, Belinha Nunes 1, Cecília Neri 1, Boa Vista, Parque de Exposição, Aerolândia, Ipueira 1, São Sebastião (PAIM), Antenor Neiva, Morada do Sol, Paraibinha, Belo Norte e Pedrinhas.
A Secretaria de Saúde orienta que a população compareça às unidades dentro do prazo estipulado para cada grupo e reforce os cuidados preventivos, principalmente em período sazonal de doenças respiratórias.