DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde iniciou campanha de vacinação da Poliomielite e Multivacinação nesta segunda-feira (08)

Secretária Tatiane Gil e Mariane Fontes. Foto: Jailson Dias

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 08 de agosto, duas campanhas de vacinação no município. Uma é contra a Poliomielite e a outra é uma campanha de Multivacinação. Em coletiva de imprensa, a Secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, juntamente com a Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, explicaram como procederá as campanhas.

De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Gil, as campanhas de vacinação objetivam atualizar a caderneta vacinal das crianças.

“Estamos dando início a campanha de vacinação contra a Poliomielite, que é para a faixa etária de 1 a 4 anos de idade e a Multivacinação é para crianças e adolescentes até 14 anos, para que assim, eles possam atualizar sua caderneta e seu esquema vacinal. No dia 20 de agosto, teremos o Dia “D” onde todas as salas de vacina do município estarão abertas para que todos os pais possam levar suas crianças”, explicou a Secretária.

Tatiane Gil ainda explica que a campanha de Poliomielite será disponibilizada durante o período de 08 de agosto até o dia 09 de setembro. “A campanha de Poliomielite é do dia 08 de agosto até 09 de setembro, sendo que vamos realizar o Dia “D”, no dia 20 de agosto. Já a Multivacinação continuará, pois, as vacinas já estão disponíveis no calendário de vacinação das crianças e adolescentes do município”, explicou Tatiane Gil.

Quais são as vacinas da Multivacinação?

Segundo o Ministério da Saúde, engloba as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, falou acerca da documentação necessária para os pais das crianças levarem e sobre os locais de vacinação.

“Os pais devem comparecer aos locais de vacinação, levando a Carteira de Vacina e o Cartão do SUS. Lembramos que os locais de vacinação serão as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e aquelas UBS que não possuem sala de vacina fixa, terão que ir na Secretaria de Saúde, para agendar um dia para levar as vacinas até a localidade”, frisou a Coordenadora.

Questionada a respeito de uma possível falta de vacinas da Poliomielite, Mariana Fontes, destacou que acredita que em Picos não ocorrerá esse problema.

“Acreditamos que não ocorrerá um problema de falta de vacina, recebemos as vacinas destinadas a esse público da Poliomielite. Porém, como todas as campanhas, as vacinas vêm de forma fracionada, então estaremos disponibilizando conforme a disponibilização do Ministério da Saúde e a SESAPI”, contou Mariana Fontes.

CCOM-PMP  
Por: Maria Ivonete