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Relações Públicas: o profissional que cuida da imagem das empresas

Por Maria Gizelly
Estagiária/R.Sá

A área de Relações Públicas, conhecida como (RP), cuida da imagem das marcas, sejam ela vinculada a empresas ou pessoas. O profissional de RP, em sua vasta possibilidade de atuação, tem conquistado um importante espaço de visibilidade e credibilidade no país. O Boletim do Sertão entrevistou a jornalista, professora (R.Sá e Uespi) e relações públicas, Ruthy Costa, que aborda sobre o RP e sua área de atuação.

Relações Públicas é o processo de gestão estratégico da comunicação organizacional, com a finalidade de planejar estratégias de comunicação entre a organização e seus públicos, tanto interno quanto o externo.

Segundo Ruthy Costa, o trabalho do RP parte primordialmente da elaboração e execução de planejamento estratégico de comunicação.

Esse planejamento engloba as ações estratégicas que serão desenvolvidas em áreas diversas do campo comunicacional, como por exemplo: fortalecimento da cultura organizacional, criação e gestão de canais de comunicação institucional, relacionamento com a imprensa, media training, gestão de redes sociais digitais, organização de eventos, pesquisas de satisfação, pesquisa de mercado, auditoria de imagem, organização de eventos, criar planos, projetos e programas de caráter social, gerenciamento de crises.

Ruthy fala sobre a profissão de RP no mercado atual, que é ampla e crescente, e as organizações cada vez mais entendem que a comunicação é algo fundamental para a empresa.

“O profissional de RP atua de maneira estratégica na comunicação organizacional. Dessa forma, o mercado de atuação é amplo e crescente, uma vez que as organizações, cada vez mais, entendem a comunicação como fundamental para manutenção e desenvolvimento das suas atividades. A pandemia reforçou ainda mais o quanto o profissional de RP qualificado é essencial para a gestão comunicacional. As possibilidades prestação de serviços vão desde o setor público, privado, terceiro setor e também figuras públicas”, afirma.