DestaquesEducação

Reajuste acima do piso nacional garante aumento real para professores em Picos

Foto: Divulgação

Os professores da rede municipal de Picos terão reajuste salarial de 7% em 2026, percentual superior ao índice definido nacionalmente para o magistério público. O anúncio foi feito pelo prefeito Pablo Santos (MDB) após a atualização do piso nacional pelo Governo Federal.

Para este ano, o piso nacional foi reajustado em 5,4%, chegando a R$ 5.130,63 para jornada de 40 horas semanais. Com o reajuste municipal, o valor do piso em Picos passou a R$ 5.208,51, garantindo ganho real acima da inflação do ano anterior.

A legislação que rege o piso salarial dos professores prevê recomposição anual com base no INPC e na variação da receita do Fundeb. Os recursos para pagamento das remunerações são provenientes do fundo e de complementações da União.

A Medida Provisória que atualiza o piso nacional tem validade imediata, mas ainda será analisada pelo Congresso Nacional.