DestaquesGERAL

Quadro: Boletim do Sertão Entrevista – Paloma Alencar: a maquiagem como forma de aumentar a autoestima das pessoas

Paloma Alencar. Foto: arquivo da entrevistada

Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá

A profissão de maquiador está ligada à estética e autoestima das pessoas, o maquiador é o profissional que se dedica a levar mais leveza e beleza à vida das pessoas. O Boletim do Sertão realizou entrevista com a maquiadora de Picos, Paloma Alencar, que trabalha no ramo há sete anos. Dotada de criatividade, a profissional faz das maquiagens mais simples até artísticas, voltadas para festas temáticas. Conheça um pouco sobre a sua trajetória como profissional de maquiagem e as dicas para quem deseja seguir na profissão.

B.S – Você sempre gostou de maquiagem?

Paloma Alencar- Sempre me identifiquei com a arte de maquiar. Quando criança, participava de concursos e competições de artes na escola, sempre amei. Foi algo que sempre esteve comigo. Eu comecei a maquiar na brincadeira, desde sempre eu gostei de me auto-maquiar, e também e de arrumar as pessoas. Quando eu era novinha olhava para o rosto das pessoas e imaginava maquiando-as, até então, não tinha ideia que me tornaria maquiadora. Eu saia de casa para maquiar grupo de amigas, porque sabia que estava ajudando, não recebia nenhuma quantia em dinheiro para isso. Nessa época eu estudava no colegial e a minha preocupação era com o Ensino Médio, cursinho, vestibular, entre outros. Com isso, nunca reparei que gostava tanto de fazer maquiagem e poderia se tornar a minha profissão.

B.S – Quando decidiu se tornar maquiadora?

Paloma Alencar- Na formatura de uma pessoa conhecida, fui chamada para maquiar a formanda, amigas e família, eu falei que não tinha como fazer, pois, levaria muito tempo e eu não tinha produto suficiente para maquiar todos, então ela disse: “você cobra um valor para fazer cada maquiagem feita”, com isso, eu pensei que a maquiagem poderia se tornar profissão. Em outubro de 2014 eu passei por um problema, o falecimento do meu tio, pessoa que eu mais gostava na vida. Fiquei abalada, sem chão, sem saber o que fazer da vida, em dezembro eu me levantei e disse: “agora vou ser maquiadora, e esse mês faço sete anos de profissão”.

B.S – Quanto tempo de treino é necessário uma pessoa para maquiar bem?

Paloma Alencar- Não existe um tempo de treino exato, isso é relativo. Uma vez que a maquiagem é uma profissão capacitada por meio de cursos profissionalizantes. Para iniciar, é preciso se inscrever em um curso individual profissional e a partir disso, se dedica a profissão.

B.S – Quais são os custos iniciais para se tornar maquiador?

Paloma Alencar- Os custos para o curso eu considero alto, vai em média R$ 2.000,00. Os produtos que eu utilizo são bem acessíveis, porém, acredito que hoje temos muitos produtos com custos baixos e de boa qualidade, embora eu não utilize esses produtos nas minhas clientes. A dica que eu dou é que a pessoa que está começando, inicie com esses produtos, facilitaria no valor do investimento. Com o tempo, você pode investir em produtos profissionais, e iniciar assim um novo processo.

B.S – Quanto tempo leva para fazer cada maquiagem?

Paloma Alencar- O tempo que levo em cada maquiagem varia de 30min a 1h30min. Essa diferença de tempo varia por que depende muito do cliente, e da escolha da maquiagem. A maquiagem artística demora em média 1h30min, já uma maquiagem clássica demora em média 30min a 1h. 

B.S – Maior e menor valor das maquiagens?

Paloma Alencar- Os valores das maquiagens são padronizados, é o mesmo valor independente do tempo. Os únicos valores que podem ser alterados são na maquiagem artística, porque ela demanda muito tempo, e de noiva, uma vez que leva mais tempo, é preciso mais dedicação para um momento único.

Fotos do trabalho de Paloma:

Você pode conhecer mais sobre o trabalho de Paloma Alencar através do Instagram: @palomaalencarstudio

Fone/Whats: (89) 89 99928-5180