Por Iaquelly Sousa
Com foco na promoção da saúde, acolhimento e garantia de direitos, o projeto Sedução na Prevenção tem transformado a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social em Picos (PI), especialmente nos bairros mais carentes e com altos índices de violência. A iniciativa é desenvolvida pela Associação das Profissionais do Sexo de Picos (Aprosep), em parceria com o Fundo Positivo, e tem como meta alcançar pelo menos 500 mulheres ao longo de sua execução.
O projeto é voltado principalmente para profissionais do sexo e mulheres expostas a diferentes formas de risco social. Por meio de ações itinerantes, o Sedução na Prevenção oferece acesso a serviços essenciais como atendimentos básicos de saúde, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), apoio psicológico, jurídico e oficinas voltadas ao fortalecimento da autoestima e à autonomia financeira. As atividades são coordenadas pela educadora social Leonísia Osório, com apoio de Márcia Gabriela e Graziely.
Para Leonísia Osório, presidente da Aprosep, a iniciativa representa um avanço significativo na luta por dignidade e reconhecimento dessas mulheres, que muitas vezes são invisibilizadas. Ela destaca que a parceria com o Fundo Positivo tem sido fundamental para a continuidade e expansão do trabalho.

“Desde 2002 buscamos atender e acolher essas mulheres em estado de vulnerabilidade, oferecendo a elas mais saúde, capacitações, acolhimento, dentre outras coisas. Atualmente, através do Fundo Positivo, que com bons olhos enxergou nossa iniciativa e trabalho, nos ajuda financeiramente. Estamos desenvolvendo várias ações na microrregião com orientações, prevenção e, principalmente, com orientação sobre seus direitos e deveres. Além desses serviços, a associação também distribui cestas básicas, trabalhos que, infelizmente, aos olhos do grande público não são bem vistos, mas que para essas mulheres são indispensáveis”, afirma.
A atuação do projeto em territórios marcados pela ausência do poder público tem feito da Aprosep uma referência de escuta, apoio e cuidado contínuo. Márcia Gabriela, voluntária da associação, reforça a importância do projeto para as mulheres atendidas.
“Estamos em áreas onde a presença do poder público é escassa. O Sedução na Prevenção tem se consolidado como uma das poucas iniciativas de escuta, apoio e cuidado contínuo. A atuação da Aprosep, com suporte técnico e financeiro do Fundo Positivo, tem contribuído para ampliar o acesso à informação e à saúde de forma efetiva e humanizada”, pontua.
Fonte: Ascom Aprosep