DestaquesEducação

Profissionais de educação física explicam a importância do acompanhamento de instrutor qualificado no momento dos exercícios

Carlos Germano de Sousa Moura e Fabelina de Sousa Silva. Foto: arquivo dos entrevistados

Por Luana Pereira
Estagiária/R.Sá

No dia 01 setembro comemora-se o dia do Profissional de Educação Física, no Brasil. Alguns profissionais explicam a importância de se ter um acompanhamento especializado na hora da prática dos exercícios na academia. Segundo o site Agência Brasil, 33,8% da população ou procuram academias ou outros centros esportivos para ganhar mais qualidade de vida. Nos últimos cinco anos houve o aumento na busca por uma vida mais saudável.

Aos 23 anos de idade, Carlos Germano de Sousa Moura, é “personal trainer” na cidade de Picos, ele explica que o bom desempenho começa na sala de aula, onde de fato o aluno aprende a ter noções de práticas nos movimentos corporais.

“O profissional de educação física é importante em todas as suas áreas de atuação, na sala de aula, no futebol, na natação, em tudo que esteja  relacionado ao movimento do corpo humano é necessário a presença do profissional de educação física”, explicou. 

A internet tem se tornado um meio fácil e eficaz para entrar em forma. Entretanto, os profissionais de educação física alertam para o risco de fraturas, e outras lesões, na hora de desempenhar tais funções sem acompanhamento. 

A personal Fabelina de Sousa Silva, de 29 anos, atua na área há dois anos, e afirma ter visto diversos erros de pessoas que lesionaram ao repetir exercícios da internet sem acompanhamento.

“É muito comum ver anúncios e vídeos chamativos ensinando execução de exercícios, modinhas onde alguns trazem sérios riscos de lesões caso não sejam executados com a técnica correta”, afirmou. Ela ainda explicou que “o primeiro passo é uma boa alimentação, em seguida uma vida ativa na prática de atividades físicas”.

Germano também destacou a importância do seu trabalho. “O personal trainer vai muito além de ensinar a prática em si, ele também é fundamental para que haja toda essa organização aos treinos dos alunos”.

Fabelina, diz ter se encontrado como educadora física e ressalta ser gratificante ajudar pessoas a melhorar de vida. “Ver o bem-estar, pessoas melhorando a autoestima, saber que fiz parte desse processo é simplesmente maravilhoso”, frisou.