DestaquesEducação

Prefeitura de Picos entrega fardamento aos alunos da primeira Escola Cívico-Militar do município

A Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Educação, fez a entrega de fardamento aos alunos da primeira Escola Cívico-Militar do município de Picos. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, nas dependências do Centro Educacional Maria Gil de Medeiros, localizado no bairro Parque de Exposição.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito, Gil Marques de Medeiros, a Primeira-dama do município, Diana Belo, Secretária Municipal de Educação, Noêmia Marques, a Secretária Municipal de Saúde, Tatiane Gil, Deputada Estadual, Belê Medeiros, Presidente da Câmara de Vereadores, Chaguinha e demais autoridades municipais, membros do corpo docente da referida escola e pais de alunos.

O modelo de Escola Cívico-Militar implementado pelo Ministério da Educação, objetiva a melhoria do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Segundo o prefeito Gil Marques de Medeiros, a Escola Cívico-Militar representa avanço na condução comportamental dos estudantes, levando em conta valores morais.

“Já recebo ligação do os pais, o comportamento das crianças já está mudando. Isso é muito importante, porque vai dar disciplina. O que pensar na carreira militar já está disciplinado. A escola é justamente para isso. Estou muito feliz”, relata o gestor.

A Escola Cívico-Militar de Picos foi implantada no Centro Educacional Maria Gil de Medeiros, localizado no bairro Parque de Exposição. A Secretária Municipal de Educação, Noêmia Marques, destacou a iniciativa do Município na busca do aprimoramento da qualidade da Educação picoense. Segundo a gestora, as práticas educacionais propostas pela Escola Cívico-Militar, contribuem de forma positiva do ponto de vista sociocultural de crianças e adolescentes.

“É um momento de felicidade. Estamos vendo não somente a implantação da Escola Cívico-Militar, mas implantando como ela deve ser, ou seja, o município fazendo a sua parte, trazendo a identidade para os nossos alunos, fazendo investimentos. Como o prefeito sempre coloca em suas falas, e demonstra isso nas suas ações, quando fala que Educação é prioridade”, pontua a gestora.

A estudante Luna Ferreira, de 14 anos, cursa o 9º ano. Segundo ela, a Escola Cívico-Militar propõe um aprendizado além das práticas pedagógicas vigentes, onde os alunos passam por carga horária específicas ao longo da vida. Luna Ferreira acrescenta a rotina de aprendizado proposta pela Escola Cívico-Militar. “Vai muito além. É uma experiência ótima. Eu, como aluna, tenho aprendido bastante. Aqui eu aprendi que o respeito é umas das primeiras coisas. Isso eu vou levar para a vida toda”, conta a adolescente.

O fardamento entregue aos alunos da Escola Unidade Escolar João de Almeida, na manhã de hoje, é composto por kits com roupa, calçado e cinto.

CCOM – PMP
Por: Roberto Oliveira