DestaquesEducação

Prefeitura de Picos distribui mais de 52 toneladas em kits alimentares aos alunos matriculados na rede municipal de ensino

Foto: ascom

A Prefeitura Municipal de Picos começou a entregar os kits alimentares aos mais de 8 mil alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria de Educação, os kits foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a iniciativa visa atender os alunos que usufruíam da alimentação escolar no período em que as aulas presenciais estão suspensas por conta da pandemia.

Segundo a equipe de nutricionistas da secretaria, o kit inclui os gêneros alimentícios mais comuns do cardápio escolar. São eles: arroz, açúcar, flocão de milho, leite em pó, macarrão, batata doce ou abóbora e bananas.

Foto: ascom

Os 9.120 kg juntamente com as 75 mil unidades de bananas vêm da agricultura familiar, gerando emprego e renda aos agricultores. Esses artigos somados aos 43.428 kg de não perecíveis totalizam em 52.548 kg de alimentos.

O valor desse kit, por aluno, vai sair por R$ 39,43. A primeira remessa dos kits está orçada em R$ 333.116,45. A previsão da secretaria é de realizar mais 2 entregas, caso as aulas presenciais continuem suspensas. “Passamos por todo procedimento de planejamento, junto ao conselho de alimentação escolar (CAE), as nutricionistas da Seme, para aquisição dos kits que beneficiarão a todos os alunos. Abrimos o processo necessário e já estávamos atrás de tudo isso desde o início da pandemia. Depois da compra, uma equipe da secretaria montou os kits e realizou a entrega nas escolas”. Ressaltou o Secretário de Educação, João de Deus.

Foto: ascom

Para concretizar a entrega, o setor de compras, junto com as nutricionistas, realizaram uma reunião online com todos os diretores para orientações importantes e logística. Os kits, antes de serem entregues nas escolas, passaram por todo cuidado de higienização, como forma de prevenir a proliferação do vírus da Covid 19 e assim resguardar as famílias dos alunos da rede municipal.

A logística de distribuição entre as famílias ficará a cargo de cada escola. O conselho de alimentação escolar e o setor de nutricionistas estão cientes e acompanham todo o processo, desde o planejamento até a entrega às famílias. O uso de máscaras é obrigatório e a orientação é que não haja qualquer tipo de aglomeração.

Fonte: ascom