DestaquesPolítica

Prefeito Gil Paraibano e Xandu Neri são empossados em Picos

Foto: Mayara Oliveira

Por Mayara Oliveira

O prefeito eleito Gil Paraibano (PP) e sua vice Cecília Maria Lavor Neri, Xandu Neri (PTB), foram empossados na manhã desta sexta-feira (01) na Câmara Municipal de Picos. O plenário os recebeu com aplausos, enquanto prefeito e vice posavam para fotos ao lado dos seus companheiros e de apoiadores. Feito isso, seguiram para a mesa de honra, onde se posicionaram para execução do hino nacional, Após o hino Gil Paraibano e Xandú foram convocados a realizar o juramento.

Marcaram presença na solenidade o ex-prefeito José Neri de Sousa, o deputado estadual Icemar Lavor Neri (PTB) e o ex-prefeito Pe. Walmir Lima (sem partido).

Por ser o vereador de mais idade, Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha – PTB), abriu a solenidade fazendo o seu juramento, depois cada um dos vereadores repetiram o ato. Logo em seguida, o presidente, convocou para se juntar a ele na comissão eleitoral da presidência da Câmara, Eriberto Leal de Barros Filho (PP), Filomeno Portela Richard Neto (PP) e Raimundo Nunes Ibiapino, Renato (PT). A disputa foi composta por duas chapas, A e B. A chapa A encabeçada por Chaguinha e a B por Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, Afonsinho (MDB). Após todos os vereadores depositarem o seu voto na urna, ela foi aberta e feita a contagem dos votos. A chapa vencedora foi a liderada pelo vereador Chaguinha, que recebeu nove votos, contra seis da chapa liderada por Afonsinho.

Foto: Mayara Oliveira

A chapa vencedora ficou distribuída da seguinte forma: presidente Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), 1º Vice-presidente José Joaquim de Carvalho (Dedé Monteiro – PP), 2º Vice-presidente Pedro Feitosa Pio (Pedro Pio – PP), 1º Secretário Antônio Marcos Gonçalves Nunes (Toinho de Chicá – PP) e 2º Secretário Francisca Celestina de Sousa (Dalva Mocó – PTB).

Depois de feito o juramento, prefeito e vice, permaneceram no local para ouvir as bênçãos proferidas pelo Pastor Carlos Alberto, presidente da Assembleia de Deus em Picos.

Foto: Mayara Oliveira

A solenidade se encerrou com o discurso do prefeito, Gil Marques de Medeiros, que iniciou falando sobre a pandemia, os prejuízos que ela tem causado e a esperança de que as coisas voltem ao seu curso normal em breve. “Graças a ciência a vacinação e a imunização do povo, eu acredito que até o meio desse ano, esteja todo mundo imunizado, para as coisas voltarem ao normal, todo mundo voltar ao mercado de trabalho”, discursou.

Em outro momento, pediu a compreensão de todos e ressaltou que busca o desenvolvimento de Picos e a geração de empregos. Finalizou seu pronunciamento com um balanço da gestão do ex-prefeito Padre Walmir Lima, que Gil acredita ter desempenhado uma boa gestão diante da situação em relação ao governador.

Foto: Mayara Oliveira

Após a solenidade de posse Gil Paraibano concedeu entrevista coletiva, onde falou sobre as prioridades a serem adotadas logo de início. “Vamos trabalhar, fazer as novas licitações e montar a administração para que as coisas funcionem”, declarou. Ao ser indagado sobre a composição do governo, se os secretários já estavam todos definidos, o prefeito se limitou a citar apenas os três que já são de conhecimento público, a vice-prefeita como secretária de governo, Aldo Gil de Medeiros como secretário de saúde e Noêmia Moreira Feitosa Marques como secretária de educação.

A vice-prefeita, também falou a nossa equipe, disse se sentir grata pela missão que a população picoense depositou nela e em Gil Paraibano e que estão prontos para dar o seu melhor, assim como o prefeito, Xandú pediu paciência por conta do atual quadro do país. Ela falou ainda, sobre ser representante feminina e o que as mulheres de Picos podem esperar. “Me sinto lisonjeada em representar toda a classe feminina e faço questão de dizer que quero ser a voz delas a frente da administração municipal”.

Foto: Mayara Oliveira

Na câmara, Gil possui oito vereadores que fazem parte da base de apoio e sete que compõem a oposição. Apoiam o prefeito: Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), Francisca Celestina de Sousa (Dalva Mocó) e Gilson de Alencar Nunes do PTB, Filomeno Portela Richard Neto (Filó Portela), Eriberto Leal de Barros Filho, Pedro Feitosa Pio, José Joaquim de Carvalho (Dedé Monteiro) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes (Toinho de Chicá) do PP. Estão na oposição: Raimundo Nunes Ibiapino (Renato), Valdívia Santos Martins Silva e Francisco Wellington Gonçalves Dantas do PT, Hugo Victor Saunders Martins, José Rinaldo Cabral Pereira Filho (Rinaldinho), Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior e José Luís de Carvalho (Irmão Zé Luís) do MDB.