A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população, na última quinta-feira (9 de outubro), duas importantes obras na área da saúde. O Prefeito Dr. Pablo Santos e o Secretário de Saúde, Dr. Thales Coelho, inauguraram a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Laurinda Varão, que atende aos bairros Paraibinha e Cohab, e lançaram o horário estendido da UBS Cecília de Sousa Neri, a primeira unidade da cidade a funcionar até as 22h.
A solenidade de entrega contou com a presença de diversas autoridades e mobilizou moradores, celebrando a expansão e a descentralização dos serviços de saúde no município.

Saúde Noturna para os Trabalhadores
O grande destaque da iniciativa é a UBS Cecília de Sousa Neri, que passa a operar com atendimento noturno, das 17h às 22h, visando atender à demanda dos trabalhadores.
O Secretário Thales Coelho explicou o objetivo da medida: “É uma resposta a uma demanda real da população, principalmente dos trabalhadores que não têm tempo durante o expediente comercial. A nova unidade vai funcionar até as 22h, oferecendo consultas, vacinação e serviços odontológicos. O trabalhador poderá ser atendido com dignidade e comodidade, fora do horário tradicional.”

Descentralização e Resgate de Reivindicação Histórica
Em seu discurso, o Prefeito Dr. Pablo Santos enfatizou o caráter social e a descentralização dos serviços.
“Hoje entregamos o posto de saúde da Cohab, descentralizando os atendimentos e aproximando o serviço da comunidade. Além disso, inauguramos a primeira UBS com funcionamento noturno, que vai beneficiar especialmente os trabalhadores”, declarou o prefeito, destacando que a entrega da UBS da Cohab realiza um sonho antigo de mais de 15 anos da comunidade.
Dr. Pablo também ressaltou os esforços da gestão para humanizar e agilizar o sistema de saúde, mencionando a realização de mutirões de cirurgias de catarata e varizes para reduzir o tempo de espera.

O Secretário Thales Coelho reforçou que a UBS Maria Laurinda Varão agora oferece uma estrutura completa e profissionais capacitados para atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, representando um “grande passo na ampliação da cobertura da atenção básica.”
O Prefeito finalizou reafirmando o compromisso de sua gestão com a saúde pública: “A saúde é uma prioridade da nossa gestão, e vamos continuar avançando com responsabilidade e diálogo com a população. É com união e planejamento que vamos seguir transformando a saúde e toda a cidade de Picos.”












Fonte: fotos e informações do AgoraEd