DestaquesGERAL

Ponte que liga Avenida Severo Eulálio ao Bairro Boa Vista está prevista para ser concluída no prazo de um ano

Iniciada em maio do ano passado, a construção da ponte sobre o Rio Guaribas, que interligará a Avenida Severo Eulálio, no Bairro Canto da Várzea, ao Bairro Boa Vista, era para ter sido concluída em 31 de dezembro de 2024, no entanto, foi paralisada sem que ao menos as fundações fossem iniciadas.

Ciente da necessidade da ponte para desafogar o trânsito dos condutores que trafegam do Centro em direção aos Bairros Passagem das Pedras, Boa Vista, Morro Belo Horizonte, Residencial Deputado Sá Urtiga e o município de Aroeiras do Itaim, além da importância da estrutura para o desenvolvimento urbano da cidade, o prefeito, Dr. Pablo Santos (MDB), anunciou que conseguiu a retomada da obra.

Na última sexta-feira (12), Dr. Pablo esteve, ao lado de uma engenheira da Prefeitura e dos representantes da Construtora ILUCOM, responsável pela obra, no local onde será construída a ponte orçada em R$ 3.869.777,33 (três milhões, oitocentos e sessenta e nove mil, setecentos e setenta e sete reais e trinta e três centavos).

A estrutura será construída com recursos do Governo Federal, através da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), por meio do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), com contrapartida do Município.

“Obra abandonada, nunca mais aqui na cidade de Picos. Conseguimos empenho de um milhão e meio de reais para que a gente possa realmente fazer com que essa obra ande a todo vapor”, frisou o prefeito de Picos.

A engenheira da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Gabriela Monteiro, falou que a retomada da obra foi possível graças a gestão municipal, que agiu para destravar os recursos junto ao Governo Federal.

“A gestão foi buscar o destravamento desse recurso. Houve uma votação de destravamento de Emenda e Orçamento Público e com isso houve a atuação do prefeito e a gente conseguiu esse valor, que ele anunciou, para conseguir executar essa retomada da obra”, explicou.

Gabriela Monteiro disse ainda que a construção dessa ponte é muito complexa e demanda um maquinário de grande porte.

“É uma obra, como chamamos na engenharia: ‘uma obra de arte’, que vai ser essencial para o fluxo e tráfego viário no município e também para o desenvolvimento urbano do nosso município”, acrescentou.

Os próximos passos para a retomada da construção da ponte, interligando a Avenida Severo Eulálio ao Bairro Boa Vista, compreendem a perfuração das fundações e a execução da concretagem das fundações.

“Dentro disso se prossegue com a superestrutura, a parte de pavimentação da via, iluminação. É processo bem complexo, mas que com o compromisso que a construtora já se propôs ao município de fazer uma obra eficiente e tem tudo para fazer em tempo hábil”, pontuou.

O prazo de conclusão da obra de construção dessa ponte é de um ano.

“Nós temos um ano de prazo, mas toda obra ela pode ou não ter intercorrências. Mas a gente espera que esse prazo seja cumprido e que consigamos entregar em tempo recorde”, finalizou a engenheira.