Foi realizada na manhã desta segunda-feira (30), em Picos, a abertura oficial da etapa regional dos Jogos Escolares Piauienses – JEPI’S 2025. A solenidade ocorreu no Ginásio Poliesportivo Severo Maria Eulálio Filho, no bairro Junco, com a presença de delegações de 16 municípios das regiões do Vale do Sambito e Vale do Guaribas, autoridades locais e estaduais.
A etapa sediada em Picos reúne 37 escolas e 511 atletas, que competirão em diversas modalidades esportivas nos próximos dias. Além do ginásio poliesportivo, as competições também ocorrem no Instituto Monsenhor Hipólito, no SEST SENAT, na ABB e no BEC, este último voltado exclusivamente para as provas de atletismo.

Representando o prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos, o Secretário de Governo Dr. Júnior Santos, esteve presente à cerimônia, acompanhado de secretários municipais, vereadores e demais representantes da gestão.
Em entrevista, a Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Layanna Rufino, destacou a importância de Picos sediar um evento esportivo dessa magnitude:

“Estamos muito felizes em receber todas essas delegações e proporcionar à juventude um momento tão significativo. Firmamos nosso compromisso com o fortalecimento do esporte em Picos e em toda a macro-região. Estruturamos espaços suficientes e adequados para atender à demanda da competição, com o apoio de grandes parceiros locais”, frisa.
Já o representante da Secretaria de Estado dos Esportes, Adriano Dias, ressaltou a relevância da competição no processo formativo dos jovens.

“Os JEPI’S promovem um casamento perfeito entre educação e esporte, levando lazer, saúde e espírito de confraternização aos nossos alunos. Os campeões dessa etapa representarão seus municípios na fase estadual, em Teresina, e poderão seguir até as etapas nacionais. Mais que competição, é uma oportunidade de revelar novos talentos”, destaca.
A edição 2025 dos JEPI’S se desdobra em dez polos regionais. Em Picos, o evento reafirma o compromisso das secretarias municipais e estaduais com a valorização do esporte educacional e da inclusão social.

Por: Isael Pereira / Ascom