Teve início nesta terça-feira (29) o processo de triagem para o mutirão de castrações de cães e gatos em Picos. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Picos por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será oficialmente lançada na próxima quinta (31), com uma meta de realizar 1.000 castrações gratuitas ao longo do mês de agosto.
A ação será realizada no Centro de Controle de Zoonoses e tem como público prioritário animais de rua assistidos por protetores independentes e os pertencentes à população de baixa renda. A triagem, que já está em andamento na Zoonoses, acontece nos turnos da manhã e da tarde, com atendimento de 20 animais por dia.
Para participar do mutirão, é necessário que o tutor ou cuidador compareça ao local para uma consulta prévia de triagem, portando documento de identidade. A triagem é etapa obrigatória para garantir a segurança dos procedimentos e o cumprimento dos critérios de prioridade.
Para o secretário de saúde, Dr. Thales Coelho as castrações são uma medida essencial de saúde pública. “Essa ação visa ajudar a controlar a superpopulação de animais nas ruas, reduzir o abandono e melhorar o bem-estar dos bichos, que resulta em melhoria para a saúde municipal, evitando danos causados pela superpopulação”, conclui o secretário.
A Secretaria de Saúde reforça o compromisso da gestão com ações preventivas e de cuidado animal, incentivando que protetores e famílias que atendam aos critérios participem da triagem.
O mutirão é mais uma das ações estruturantes da atual gestão para garantir saúde, controle e dignidade também à causa animal em Picos.