DestaquesGERAL

Picos enfrenta furtos de cabos e queimadas que afetam iluminação pública

A cidade de Picos vem enfrentando uma sequência de problemas relacionados à iluminação pública, provocados por furtos de cabos e queimadas em diferentes regiões do município. Os atos de vandalismo têm comprometido o funcionamento de praças, avenidas e até rodovias.

De acordo com o supervisor de iluminação pública, Ramon Alves, o caso mais recente ocorreu na manhã desta quarta-feira (20) na Praça da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, onde toda a fiação e refletores de LED foram levados. No dia anterior, outro furto havia sido registrado próximo à Passarela da BR-316.

“Na segunda-feira, tive conhecimento de que aquele trecho estava apagado, mas quando fui verificar, constatei que roubaram toda a fiação que liga os postes da ponte. Hoje pela manhã, fui informado de que a Praça do Coração de Jesus também foi alvo, e toda a fiação, inclusive os refletores decorativos, foram levados”, relatou o supervisor.

Além dos furtos, queimadas recentes também têm agravado os danos à rede elétrica. Na PI que liga Picos a Santana do Piauí, um incêndio atingiu a fiação e deixou cerca de 12 postes sem energia.

“No Louzinho Monteiro, no trecho da PI que dá acesso a Santana, o fogo queimou toda a rede de iluminação. Lá não se trata de lâmpadas queimadas, mas de fiação totalmente destruída. Estimamos que entre 12 e 13 postes estejam apagados por esse motivo”, explicou Ramon.

A prefeitura informou que equipes trabalham para restabelecer a rede, mas reforçou a necessidade de colaboração da população no combate a furtos e incêndios, que além de causar prejuízos financeiros, afetam diretamente a segurança e a mobilidade urbana.