DestaquesGERAL

Piauiense ocupará vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)

O piauiense Kassio Nunes Marques, que no momento é desembargador do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF), ocupará uma vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (02), nos despachos do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido).

Kássio Nunes Marques será o único nordestino na atual composição do STF. Ele ocupará a vaga do decano Celso de Mello, que antecipou a aposentadoria para 15 de outubro. Além de ser o primeiro ministro formado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Kássio Nunes será o quinto piauiense da história a ser indicado para a corte judiciária mais importante do Brasil.

Antes dele passaram pelo STF os piauienses: Sousa Martins, Evandro Lins, Firmino Paz e Aldir Passarinho. O último, Aldir Passarinho, deixou a corte em 1991, quando atingiu a idade para a aposentadoria compulsória, 75 anos. Portanto, há 29 anos não tínhamos um piauiense no Supremo.

O desembargador deverá passar por uma sabatina no Senado, processo natural para quem é indicado ao STF.

Perfil

Kássio Nunes Marques tem 48 anos e ocupará uma vaga oriunda aos profissionais da advocacia. Ele exerceu a profissão de advogado por 15 anos e estava no TRF desde 2011. Ele é natural de Teresina.

Com informações do conjur.com.br.