DestaquesGERAL

Piauí registra chuva, mas climatologista alerta: “Ainda não estamos no período chuvoso”

Foto: Raíssa Morais

Nesta terça-feira (21), grande parte do Piauí amanheceu com uma intensa chuva após um longo período de estiagem, fenômeno que tem ocorrido em diversos municípios do estado e se caracteriza como chuvas de pré-temporada. No entanto, o climatologista e professor Werton Costa, em entrevista ao MeioNews, explicou que as ocorrências chuvosas entre outubro e novembro ainda não representam o período chuvoso no Piauí.

“Nós ainda não estamos no período chuvoso. Todas as ocorrências chuvosas entre outubro e novembro são caracterizadas como pré-temporada ou pré-estação. Esses fenômenos possuem características muito marcantes como aleatoriedade, efêmeras e de difícil previsão”, pontuou o climatologista.

Ainda segundo o especialista, as chuvas de pré temporada ocorrem, geralmente, por influência de brisas marinhas ou a interferência da umidade amazônica e até mesmo devido a sistemas frontais – grandes corredores de umidade que se movimentam lentamente.

“Essas últimas chuvas que ocorreram, principalmente, na faixa do cerrado e sertão piauiense foram resultantes da interferência direta do sistema frontal que é fácil de prever. Esse corredor de umidade começou entre o sul e o sudeste do país, adentrou pela Bahia e se espalhou pelo sertão chegando ao Piauí”, esclareceu o especialista.

PERÍODO EFÊMERO

Werton Costa também alerta que a frente fria que atingiu o Piauí deve perder força por ser um evento pontual e efêmero. De acordo com eles, a temperatura deve aumentar com enfraquecimento do sistema frontal.

Ainda segundo o especialista, a ocorrência das chuvas pontuais no estado melhorou a umidade do solo e essa umidade passa a ser um barreira para o avanço do índice de queimadas, problema que atinge grande parte do Piauí. As chuvas de pré temporada ainda devem continuar ocorrendo nos últimos meses do ano, mas sempre de forma esporádica.

Fonte: meionews.com