DestaquesGERAL

Para sindicalista decisão do TST que determinou fim da greve dos Correios foi derrota para os servidores

Foto: Jailson Dias

Para o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (SINTECTPI) – Regional de Picos, Adão Vieira, a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que determinou o reajuste salarial de 2,6% e o fim da greve é uma derrota para a categoria. A representação nacional dos servidores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se reunirá na tarde desta terça-feira (22) para deliberar sobre a situação, só então se saberá se os servidores voltam ao trabalho. Os funcionários da empresa pública estão com os braços cruzados desde 17 de agosto, eles pediam um reajuste de 5%, dentre outras reinvindicações.

O TST estabeleceu uma multa de R$ 100 mil por dia de paralisação caso os servidores não voltem ao trabalho.

“O julgamento do TST foi derrota muito grande para os trabalhadores dos Correios, pois retirou como nunca antes visto na história de julgamento daquele tribunal direitos e conquistas de uma categoria. A decisão representou uma perca nos salários dos trabalhadores em cerca de 42% a menos na renda mensal. Tempos difíceis e sombrios”, declarou Adão Vieira.

O sindicalista disse ainda que a decisão está atrelada a tentativa de privatização dos Correios pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O plano vem sendo discutido desde 2019 e sofre forte resistência dos servidores.

Atualmente os Correios empregam pelo menos 100 mil trabalhadores em todo o Brasil.