DestaquesGERAL

Pais de Janaína Bezerra recebem diploma simbólico em colação de grau na UFPI

Os pais de Janaína Bezerra, estudante de 22 anos que foi estuprada e assassinada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) durante uma calourada, receberam um diploma simbólico da filha. A homenagem foi realizada na sexta-feira (18), durante a solenidade de colação de grau da turma do curso de Jornalismo, do qual a jovem fazia parte.

A entrega do diploma simbólico foi anunciada pela UFPI no dia em que o assassinato da estudante completou dois anos. A instituição informou que a homenagem representa o reconhecimento do mérito acadêmico de Janaína Bezerra e pediu desculpas pelo caso de feminicídio ocorrido dentro do campus.

Janaína foi encontrada morta na madrugada do dia 28 de janeiro, após participar de uma calourada na universidade. Thiago Mayson foi preso no mesmo dia como principal suspeito pelo crime, que ocorreu nas dependências da instituição.

A investigação conduzida pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou o acusado por homicídio duplamente qualificado, incluindo a qualificadora de feminicídio, além de estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

A expectativa dos advogados de acusação era de que Thiago Mayson fosse condenado a 70 anos de prisão. No entanto, o Tribunal do Júri desconsiderou a qualificadora de feminicídio e o condenou a 18 anos e 6 meses de reclusão pelos crimes de homicídio qualificado, com emprego de meio cruel, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

O julgamento, porém, foi anulado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que acolheu um recurso apresentado pelos advogados da família de Janaína Bezerra, em razão da rejeição da qualificadora de feminicídio pelo júri, o que resultou na redução da pena aplicada ao réu.

Com a decisão, o processo, que tramitava em segunda instância, retorna à primeira instância e deve ser incluído na pauta de uma juíza do Tribunal do Júri. Em seguida, a nova magistrada designada marcará a data do novo julgamento de Thiago Mayson.

Fonte: Cidade Verde