DestaquesSaúde

Paciente curado da Covid-19 relata drama durante o tratamento

Arquivo do autor

No dia 04 de maio o contador Leonardo Coelho recebeu a notícia mais temida dos últimos tempos, o exame realizado por ele havia testado positivo para a Covid-19. Já recuperado da enfermidade, Leonardo concedeu entrevista remota ao Boletim do Sertão relatando o drama vivido após o diagnóstico e a recuperação da saúde. Ele, que também trabalha nas finanças da Prefeitura de Picos, disse que buscou realizar o exame após saber que um colega do mesmo setor estava com o coronavírus.

Tão logo foi diagnosticado com a doença, Leonardo ficou em isolamento em um quarto na sua residência, sem manter contato com a esposa e os filhos, que, felizmente, não foram infectados pelo coronavírus. Durante esse período de 14 dias, o paciente relatou que a esposa deixava a refeição na porta do quarto, mas ele mesmo fazia limpeza dos utensílios, não havendo compartilhamento com os demais membros da família.

Segundo Leonardo, os primeiros dias foram muito difíceis até por causa do fator psicológico. É impossível não se abalar ao saber que está com uma doença que tem vitimado tantas pessoas pelo Brasil e pelo mundo.

“Logo no primeiro dia, em que fiz o exame, comecei a sentir os sintomas, acho que por conta do meu emocional, por saber que estava com o vírus. Ainda assim tentei trabalhar aqui, passar o tempo, não só a questão do escritório (de contabilidade do qual é sócio), mas da Bolsa de Valores, que mexe com o emocional, aí parei, isso não ajuda na recuperação, fiz isso durante uns três dias seguidos”, relatou.

A dor na garganta foi o primeiro sintoma, mas em seguida ele sentiu falta de ar, o que lhe custou duas noites sem dormir, pois acordava sem fôlego. Além da medicação, Leonardo disse que deixou o trabalho um pouco de lado, pois o estresse, como já dito por ele, parecia dificultar a recuperação. Pesou a favor do restabelecimento da saúde também a boa alimentação e o consumo de água.

Leonardo disse ainda que o isolamento mantido por ele foi fundamental para que nenhuma outra pessoa tenha sido infectada. Após ficar 14 dias sem contato com ninguém, o contador realizou um novo teste, constatando que está curado. Contudo, por entender que os parâmetros apontados no exame estão próximos de uma pessoa que ainda tem a Covid-19, ele preferiu permanecer em isolamento por mais uma semana e realizar novo teste após esse período.

“Eu conversei com quatro médicos e achamos prudente eu aguardar mais uma semana em casa, mas é claro a notícia é boa por saber que não estou mais com o vírus, prefiro ficar em casa por uma questão de prudência”, comentou.

Após passar por esse drama, Leonardo aconselha a população a manter o isolamento como forma eficiente de evitar contrair a Covid-19. “Que essas pessoas reduzam ao máximo o número de viagens ao centro, agências bancárias, locais que nos deparamos com muitas pessoas, mais ela estará protegida desse contágio, para quem está em com o vírus, fique e casa até ganhar a imunidade”, recomendou.