DestaquesSaúde

Oeiras registra primeira morte por Covid-19 em 2025

Foto: Freepik

A cidade de Oeiras registrou, nesta semana, sua primeira morte por Covid-19 de 2025. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde através de boletim médico.

Entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro, o município registrou 23 novos casos confirmados de Covid-19, além de um óbito. A vítima fatal foi uma idosa de 86 anos, moradora da zona rural de Oeiras, que passou por exames realizados tanto no Laboratório Municipal quanto no Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC).

A secretaria informou que continua acompanhando a situação da pandemia e pediu à população que siga as orientações de prevenção para garantir a saúde e segurança da comunidade.

No painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o estado já contabiliza 14 mortes por Covid-19 em 2025 e 1.987 casos confirmados, mas não consta a morte ocorrida em Oeiras.

Boletim de monitoramento

Laboratório Municipal: Foram feitos 138 exames, com 18 resultados positivos.
Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC): Das 29 pessoas testadas, 5 estavam com o vírus.

Cuidados para prevenção

Mãos sempre limpas: Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel.

Use máscara: Em lugares fechados, com muita gente, ou se estiver com sintomas de gripe.

Mantenha distância: Evite aglomerações e mantenha o distanciamento social sempre que possível.

Vacinação em dia: Certifique-se de que suas doses da vacina estão atualizadas. A vacinação é nossa maior proteção contra formas graves da doença, internações e mortes.

Nova variante da Covid-19 no estado

A variante XFG da Covid-19, que circula no Piauí, já provocou a internação de 21 pessoas no estado. Conhecida como a “variante da rouquidão”, ela é caracterizada por causar distúrbios temporários na voz.

Os dados indicam que a variante está afetando principalmente o público masculino, com idades entre 15 e 39 anos, associado à maior circulação desse grupo na fase produtiva. Além da rouquidão, os sintomas incluem dificuldade respiratória, febre, tosse, dores musculares, perda de olfato e paladar, diarreia, náuseas e vômitos.

Fonte: Cidade Verde