DestaquesReligião

O Corpus Christi e o seu significado

Divulgação

Wanantha Borges/Estagiária

Nesta quinta-feira (11) é celebrado o Corpus Christi, uma festa religiosa tradicional da Igreja Católica, quando os fiéis professam sua fé no Santíssimo Sacramento. É uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo, pois o pão representa o Corpo de Cristo e o vinho simboliza o Sangue do Salvador. Consequentemente, Corpus Christi é uma expressão originada do latim que significa “Corpo de Cristo”.

Corpus Christi é uma festa celebrada todos os anos, e acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. A data está relacionada a simbologia da última ceia ter ocorrido em uma quinta-feira, segundo a tradição cristã.

Essa festa comemorativa que homenageia o Sacramento da Eucaristia teve origem durante o século XIII, no ano de 1264, no decorrer do pontificado do Papa Urbano IV.

A celebração é comemorada por meio de procissões pelas ruas, conduzidas pelo bispo ou pelo pároco da igreja, assim contam com a presença de várias pessoas conduzindo uma caminhada em ruas próximas da paróquia congregada.

Outra característica que marca essa festa é a presença dos tapetes confeccionados pelos fies, que representam vários símbolos e cenas importantes da fé católica. No entanto essa festividade com tapetes e procissão não estará presente no calendário de 2020 por causa do coronavírus.