DestaquesPolícia

Novo concurso da Polícia Militar do Piauí com mil vagas é confirmado

Ascom/PMPPI

Foi confirmada a realização de um novo concurso da Polícia Militar do Piauí com previsão de mil vagas para 2026. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles no último final de semana. Na mesma ocasião, o chefe do Executivo confirmou a nomeação de 660 policiais militares no mês de agosto próximo. As nomeações devem ocorrer no dia 25, quando se comemora do Dia do Soldado.

Rafael ainda não deu detalhes de como será a operacionalização do certame da PMPI, mas reforçou que tanto o concurso, quanto as nomeações, entram no rol de ações para ampliar o efetivo das forças de segurança estaduais, sobretudo aquelas que atuam no policiamento ostensivo. A ideia é nomear pelo menos 4 mil novos policiais até o final de 2026. “Esse reforço vai fortalecer a presença do Estado nas ruas, nos bairros e nas comunidades, garantindo mais proteção para quem vive no Piauí”, explicou o governador.

Este é o segundo concurso confirmado no Piauí voltado para a Segurança Pública. Na semana passada, o Governo anunciou concurso público com 200 vagas para a Polícia Civil. O decreto que autoriza o certame já foi publicado e prevê, ao todo, 30 vagas para delegado, 150 vagas para oficial investigador e 20 vagas para perito oficial criminal, sendo 10 para perito criminal, nove para perito médico-legista e uma para perito odonto-legista.

Piauí tem quatro concursos públicos abertos

O Estado do Piauí está com pelo menos quatro editais abertos para inscrições em concursos públicos. São prefeituras do interior que estão oferecendo vagas no funcionalismo público com salários que chegam a R$ 4.800. Os editais abertos são: Câmara e Prefeitura de Antônio Almeida, Prefeitura de Coivaras, Prefeitura de João Costa, Prefeitura de Lagoa do Piauí.

Fonte: Portal O Dia