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Nova administração de Campo Grande encontra sede da prefeitura em péssimo estado e veículos depredados

Foto: Jailson Dias

O prefeito de Campo Grande do Piauí, médico Francisco José Bezerra, o Dr. Tico (PSD), e o vice-prefeito médico Elias Ramos (PSD), assumiram o Município no dia 1° de janeiro de 2021 sabendo que o início seria desafiador para reestruturar a administração. Eles estavam cientes, através do trabalho da equipe de transição, que a situação estava caótica. A coordenadora da equipe de transição, Eliciana Maria Bezerra Sousa, em entrevista ao Boletim do Sertão, informou que a sede da prefeitura está insalubre e a frota de veículos depredada.

Ela narrou que logo após a vitória do Dr. Tico, no dia 15 de novembro, a equipe de transição protocolou o pedido para ter acesso aos documentos da prefeitura no dia 18 do mesmo mês. As dificuldades começaram aí, pois a gestão anterior não queria permitir o acesso da equipe para que esta desenvolvesse o seu trabalho. Foi então que recorreram junto a justiça o direito de ter acesso às informações da administração municipal.

Eliciana Maria Bezerra Sousa. Foto: Jailson Dias

“A nossa primeira visita não foi fácil, foi bem polêmica, por conta da resistência de nos receber, mas a partir de muitas conversas iniciamos a transição que foi com uma reunião que aconteceu no dia 03 de dezembro”, relatou.

Em posse de alguns documentos, Eliciana informou que a equipe deu início às visitas aos prédios públicos. Ela disse que considerou o ambiente da sede da prefeitura insalubre, com sujeira e muito descaso, caracterizando depredação. “Descaso, depredação, o que é pra ser frigobar virou armário, geladeira, ventilador, tudo quebrado, e limpeza zero, tá aí as fotos para mostrar”, denunciou.

Foto: Jailson Dias

O prédio onde hoje funciona a prefeitura de Campo Grande foi comprado com recursos próprios pelo Dr. Tico na sua primeira administração, entre 2013-2016. Eliciana enfatiza que a sede foi entregue em bom estado, mas recebida em péssima situação. “Eles não conservaram os prédios, tá tudo aí, como as fotos mostram”, declarou.

Eliciana pediu paciência a população nesse início de administração, uma vez que caberá a Dr. Tico reestruturar prédios e veículos. “Peço paciência e compreensão, Dr. Tico foi um grande gestor, buscou adquirir mais e nesse momento se encontra em uma situação de dificuldade, então é a hora de sentar e saber por onde começar, mas agora ele e o Dr. Elias precisam de apoio”, declarou.

Equipe de transição

Saúde

Dayro Coutinho, que também integrou a equipe de transição, informou que foi realizada a inspeção predial das unidades de saúde do Município. Ele relatou que as UBS precisam de reparos, destacando que a parte elétrica do Centro da Covid deve ser melhorada. A unidade de saúde onde funciona o NASF e a que fica sediada no povoado Carnaíba, segundo Dayro, precisam de reparos imediatos, apresentando desgastes nas paredes. “Para ser mais confortável para atender a população”, declarou.

Sobre as ambulâncias, a nova gestão está recebendo três ambulâncias, uma das quais será equipada para ser uma semi-UTI. Uma dessas ambulâncias está em desuso, devido a problemas mecânicos por falta de manutenção.

Dayro Coutinho. Foto: Jailson Dias

“A frota de veículos da saúde também apresenta muitas avarias, alguns transportes se perderam no tempo, por falta de manutenção e investimento para o seu pleno funcionamento, a única solução será o leilão”, frisou Dayro.

Foto: Jailson Dias

Recursos não aplicados

Gilberto José de Brito, também integrante da equipe de transição, afirmou que a situação do patrimônio público de Campo Grande é “deplorável”. Ele se declarou “atônito” com o que encontrou. Munido de documentos, Gilberto informou que o Município recebeu 10 repasses do governo federal em 2020, através Programa Nacional de Apoio ao Transporte (PNAT), R$ 76 mil para a manutenção do transporte escolar.

Gilberto José de Brito. Foto: Jailson Dias

“Como estamos num ano em que as escolas só funcionaram por 30 dias, e aqui nem isso, o repasse do transporte escolar deveria ter sido pago de combustível e locação apenas um repasse, o que corresponde a R$ 7.633,00, o que acontece, todo o repasse, exceto uma parte do último, uma cifra de R$ 2 mil, era o que constava na conta bancária do Município no dia 30 de dezembro”, relatou.

Gilberto salienta que o Ministério da Educação recomenda que o transporte escolar seja reformado constantemente. “Nós recebemos recomendação do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que esse repasse deveria ter sido gasto na melhoria dos veículos, e recebemos dois ônibus com as baterias arriadas, nem as portas abrem, não tivemos acesso às chaves dos veículos, em um deles a bateria está ausente”, declarou.

Situação da frota escolar. Foto: Jailson Dias

Gilberto questiona como foram usados os R$ 66 mil repassados através do PNAT, uma vez que apenas R$ 8 mil foram aplicados no primeiro mês e somente R$ 2 mil estavam em conta.

Veículos depredados

Gilberto cita a situação dos 30 veículos que compõe a frota da prefeitura, dos quais apenas cinco estão em funcionamento. “Os veículos estão em uma situação de abandono no pátio da Prefeitura Municipal”, declarou.

Foto: Jailson Dias

Ele destacou que há veículos em situação de abandono há três anos, caso da retroescavadeira, onde há plantas crescendo em seu interior; carros com para-choque, parabrisa, janelas, lanternas quebradas, ausência de baterias, pneus carecas, ausência de manutenção e dois carros que terão de ser leiloados, uma vez que nada mais se aproveita nesses automóveis.  

O veículo Fiat Toro, usado pelo gabinete do prefeito, embora pertencesse a Educação, também possui avarias como as imagens comprovam. A Sprint da Educação também está sem bateria e com problemas no sistema eletrônico. Quanto aos tratores, também estavam sem bateria, o que inviabilizou a verificação do sistema elétrico. O caminhão caçamba conseguido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está parado.

Foto: Jailson Dias

“O prefeito vai ter de aplicar uma leva de mais de R$ 100 mil para aquisição de baterias e peças para que os veículos sejam levados a uma autorizada para saber de fato como esses veículos se encontram”, declarou.

Alimentação escolar

Quanto a merenda escolar, Gilberto informou que foram distribuídos três repasses de alimentos, embora o governo federal envie em média 10 repasses para alimentação escolar de forma fracionada.

“Os repasses eram para terem sido encaminhados a população através de alimentos, já que os alunos não estavam tendo aula em sala, apenas remotas, então esse repasse foi totalmente utilizado, e a população só começou a receber as cestas básicas por força de lei, porque a Comarca de Jaicós solicitou que o Município distribuísse em 72 horas, e no depósito de merenda da Secretaria de Educação não foi entregue um só alimento do Programa Nacional de Alimentação”, denunciou.

Prefeitura precisa de reforma. Foto: Jailson Dias

O espaço fica aberto caso a gestão anterior queira se manifestar sobre as denuncias.