DestaquesPolítica

Noêmia Marques avalia gestão à frente da Secretaria de Educação e diz que aumento do número de alunos foi a maior conquista

A ex-secretária Municipal de Educação de Picos, Noêmia Marques, concedeu entrevista coletiva em sua residência na manhã desta sexta-feira (12). Na ocasião ela fez uma avaliação dos três anos e três meses em que esteve à frente da Educação picoense, avaliando que o aumento do número de alunos na rede municipal de ensino foi a maior conquista. “Acredito que esse aumento veio devido a credibilidade que a gestão Gil Paraibano conseguiu junto às famílias”, declarou.

Noêmia Marques se desincompatibilizou da Secretaria de Educação tendo como objetivo concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Picos. Ela destacou os avanços conseguidos na Educação picoense especialmente por ter começando no período da pandemia, o que obrigou a equipe a elaborar estratégias para atender os alunos.

Sobre o relacionamento com os profissionais que fazem a Educação picoense, Noemia disse que por ser professora desde 1997 sentia a necessidade de representar os docentes e proporcionar melhores condições de trabalho para todos.

“Isso (ser professora), acredito que trouxe para mim um sentimento de pertencimento e responsabilidade ainda maior, tanto que quando vieram os aumentos salariais do Governo Federal, nós levamos ao prefeito e mostramos que teria condição de pagar; facilitou muito a predisposição de Gil Paraibano de conceder esses aumentos”, comentou.

Projetos

A respeito dos projetos desenvolvidos ao longo da sua gestão, Noemia destaca o projeto “Alfabetiza Picos: um olhar que acredita”, por ter sido elaborado pela Secretaria. “Era um projeto 100% nosso, foi feito olhando a nossa clientela, onde a criança ia para a escola no contraturno para minimizar essa distorção, o prejuízo nas aprendizagens causado pelo período pandêmico”, comentou.

Outro projeto mencionado por Noemia é a escola cívico-militar que mesmo desativado pelo Governo Federal, foi mantido pelo município. Ela destacou ainda a implantação da primeira escola em tempo integral no início deste ano. “É um avanço de muita relevância para os pais e mães de família que precisam trabalhar, e as crianças além do currículo tradicional, terão outras atividades”, relatou.

Noemia frisou que Picos foi o município piauiense que mais colocou alunos na escola através do Programa Busca Ativa.