Por Iaquely Sousa
O bairro Pantanal viveu uma noite histórica neste final de semana (22) e (23), com o encerramento dos festejos em comemoração aos seus 35 anos. O evento reuniu uma verdadeira multidão, que acompanhou os shows de Janny Santos e da consagrada Banda Líbanos, atração mais aguardada da noite. O clima de celebração marcou também a retomada do Projeto Despertando Bairros, iniciativa da Prefeitura de Picos que tem como objetivo levar melhorias estruturais e lazer para a população.
A escolha do Pantanal como ponto de partida para o retorno do projeto atendeu a uma solicitação da vereadora Valdívia Santos (PT), aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Dr. Pablo Santos. Antes dos festejos, o bairro recebeu uma série de intervenções, como capina e limpeza das ruas, revitalização da Praça Pedro Sólon de Sousa, palco da festa, reconstrução do calçadão do Mercado Público, reforma da quadra de futsal, terraplanagem do campo de futebol e a substituição de mais de 100 luminárias por lâmpadas de LED, garantindo mais segurança e conforto à população.

Entre os moradores, o sentimento foi de orgulho e conquista. Antonioni Cunha, morador do bairro Pantanal, destacou a transformação do bairro nos últimos meses. “Hoje o Pantanal está mais avançado, está evoluindo. Tudo mudou, está tudo iluminado, a praça tá refeita, vai vir o asfalto. Esse ano tá sendo um ano de muita luta, muita conquista pra cá pro Pantanal. Porque hoje o Pantanal está recebendo outra cara. Hoje no Pantanal, vamos dizer que o Pantanal hoje tá brilhando 100%. E hoje com essa festa, está sendo top, dessa vez comemorar com a Banda Líbanos já era certeza de lotação”, disse.

A grandiosidade da festa também atraiu visitantes de diversos bairros da cidade. Para Stéfany Leal, do bairro Junco, a organização e a programação principal foram diferenciais para sua ida ao festejo. “A organização do evento está de parabéns, tudo muito bonito, muito organizado, tudo muito limpo. O bairro ficou impecável. Vim para esse festejo em especial pela Banda Líbanos, já acompanho Diego Rafael há muito tempo, a Viéra também, adoro a banda, sou super fã deles, estou muito feliz de estar aqui”, relatou.

Além dos shows, a festa foi espaço de lazer, encontro e convivência. Eleni Maria Bezerra, do bairro Paraibinha, afirmou a sua alegria de estar presente no evento e comentou sobre a escolha da programação musical. “Eu vim essa noite pela diversão! Vim para curtir a festa no total, aproveitar as barracas, as músicas e as bandas que esse ano estão maravilhosas”, afirmou.

A movimentação também foi sentida pelos comerciantes. O barraqueiro Luiz Pereira, morador de Dom Expedito Lopes, se deslocou para o festejo com alta expectativa em relação às vendas e ressaltou a importância econômica do festejo: “A gente fica muito contente de estar participando dessa grande festa, desse grande evento, de um grande bairro bem desenvolvido, que é o Pantanal. As bandas são muito boas, vieram e trouxeram público para a gente vender. Sobre a iniciativa da Prefeitura em colocar esse evento tão grande, é muito boa, porque faz com que o povo venha e consuma cada vez mais nossos produtos. Acredito que, ao final dessa noite, o retorno vai ser gratificante para todos nós”, avaliou.

Com o sucesso da retomada, o Projeto Despertando Bairros renova as expectativas da população picoense. O Pantanal foi apenas o ponto de partida, e a programação deverá contemplar outras comunidades da cidade nos próximos meses, levando consigo a mesma mistura de melhorias urbanas e momentos de celebração que marcaram os 35 anos do bairro.















































































































