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MPPI e 9° GRE desenvolvem campanha pela permanência das crianças nas escolas

Ministério Público do Piauí em Picos

O Ministério Público do Piauí (MPPI), através da 2°e da 3° Promotorias de Picos, voltadas para a Infância e a Educação, e a 9° Gerencia Regional de Educação (GRE), além do Centro de Apoio a Educação e do Centro de Apoio da Infância e Juventude, ambos de Teresina, estão trabalhando a campanha “O Direito de Aprender Permanece”. O objetivo é garantir a permanência das crianças nas escolas, com destaque para esse período de pandemia, época em que os centros de ensino tiveram de fechar as portas por causa do coronavírus.

Segundo a promotora da Infância e da Juventude de Picos, Itanieli Rotondo, a campanha envolve a família, a sociedade e as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social de Picos, uma vez que as informações precisam ser compartilhadas destacando o momento de pandemia.

A campanha já vem acontecendo há mais de um mês e deve se estender por todo o primeiro semestre de 2021, com uma culminância prevista para fevereiro. “Para trabalhar tanto com os gestores educacionais, com os professores, quanto com os alunos, as suas famílias e os conselhos tutelares”, declarou. Ela ressaltou também ser importante conhecer o fluxo de comunicação da frequência, trabalhar de forma articulada e em conjunto para permanência do aluno na escola.

Promotora Itanieli. Foto: arquivo da entrevistada

Ela frisa a necessidade da educação como forma de mudança de vida para que as crianças tenham um futuro digno e consigam se inserir no mercado de trabalho na vida adulta.

A promotora destacou que toda a sociedade e a família são responsáveis pela permanência das crianças na escola. “O MP busca agir preventivamente, como no caso da campanha, e também após a violação para o retorno das crianças e jovens para sala de aula”, declarou.

Ela salienta que o foco da campanha é trabalhar vários eixos. “Da própria gestão escolar e dos professores; outro foco voltado para a família e relacionado com a própria sociedade; um foco voltado para toda a rede de proteção, que envolve os Conselhos Municipais de Direito, os Conselhos Tutelares, as Promotorias da Infância e da Educação, e outro foco que é o estudante, mostrando para ele a importância de permanecer na escola”, explicou a promotora.

A assistente social da 9° GRE de Picos, Gabriela Leal, informou que a parceria com o MPPI iniciou ainda em setembro, como parte de um plano de ação da gerencia. Nesse momento, a equipe está desempenhando também o papel de busca ativa dos alunos. “E aí percebemos que o MPPI seria um grande parceiro, por ter uma voz ativa e um trabalho muito importante na sociedade”, frisou.

Assistente social da 9° GRE, Gabriela Leal. Foto: aquivo da entrevistada

Gabriela informou que a GRE constatou que estava havendo um grande abandono escolar devido as aulas remotas, impostas pela pandemia. Muitos alunos não estavam mais acreditando na aprendizagem, além de pais e responsáveis com a mesma visão. Além disso a gerência percebeu outras fragilidades para o abandono das aulas, econômicas e até psicológicas, o que reforçou a necessidade do elo com o MPPI. “Nós estamos fazendo recomendações importantes nas escolas, nesse trabalho de busca ativa, e temos sentido os efeitos, pois é muito importante que o aluno tenha possibilidade de aprender, só precisa de uma dedicação, e eles saberem que nós estamos disponíveis para ajudar”, frisou a assistente social.