CidadaniaDestaques

Movimentos Populares de Picos ocupam prédio abandonado do governo do estado na Av. Getúlio Vargas

Antigo prédio do Espaço Cidadão

Os Movimento Populares com atuação em Picos, Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, Levante Popular da Juventude, Comitê de Solidariedade do Vale do Guaribas, Federação das Associações e Conselhos Comunitários – FANCC, Movimento Nacional de Luta Por Moradia – MNLM, ocuparam na segunda-feira (25) o prédio abandonado do governo do estado, na Av. Getúlio Vargas, onde funcionava o Espaço Cidadão, que denominaram a partir de agora de “Raízes do Brasil”.

A ocupação, contudo não aconteceu à revelia, houve uma tratativa com o Executivo Estadual para que ali funcione uma central de doação de alimentos, arte popular, educação popular e solidariedade.

O Espaço Cidadão deixou de funcionar naquele prédio no Centro de Picos ainda em 2018 e os seus serviços foram transferidos para o Piauí Shopping Center e Picos Plaza Shopping, o que gerou muitos comentários na época quanto aos prédios fechados do governo na cidade.

Apesar das negociações para que os Movimentos Populares usem aquele local, a Polícia Militar foi acionada e enviou guarnições para retirar sete pessoas que estavam fazendo a limpeza do prédio. Políticos locais intervieram e a situação se esclareceu.

O prédio do antigo Espaço Cidadão estava deteriorado, repleto de sujeira e fezes humanas, um local onde pessoas cometiam atos ilícitos, oferecendo insegurança para quem passava por ali e para quem tem estabelecimentos comerciais nas imediações. A sua ocupação pelos movimentos sociais resolverá esse problema.