DestaquesPolítica

Morre o ex-prefeito de Picos, Abel de Barros Araújo

Dr. Abel. Foto: arquivo da família

Faleceu na madrugada desta terça-feira (06), por volta das 4h00, o ex-prefeito de Picos, médico Abel de Barros Araújo, 70 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) desde o domingo (04), quando se sentiu mal em casa. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória causada pelo agravamento de doença pulmonar obstrutiva crônica, provocada pelo fato dele ter sido fumante por muitos anos.

Segundo informações dos familiares, Dr. Abel, como era conhecido por todos, apresentada pneumonia algumas vezes, tendo em vista o seu quadro de saúde. Dessa vez a doença veio mais forte.

Dr. Abel era pai de quatro filhos, dos quais três são médicos e um é advogado, além de ser avô de oito netos. Ele se formou em medicina no ano de 1976 no Rio de Janeiro e depois de terminar a residência, voltou para Picos onde passou a clinicar.

Em 1982 ele foi candidato a prefeito de Picos pela primeira vez, disputando o pleito daquele ano contra candidatos experientes e conseguiu uma vitória marcante. Governou a cidade por seis anos no seu primeiro mandato, até 1988. Em 1992 ele disputou novamente a prefeitura e mais uma venceu, permanecendo no cargo até o fim, em 1996.

Abel ainda se elegeu deputado estadual em 1988. Mesmo depois de aposentado da política o seu apoio ainda era requisitado pelos candidatos a prefeito de Picos.

O corpo de Abel está sendo velado no Salão da PAF Vida, na Rua do Cruzeiro, em Picos, e o sepultamento deve acontecer por volta das 17h no Cemitério São Pedro de Alcântara.