Moradores do bairro Pantanal, em Picos, denunciam a presença frequente de bovinos soltos nas ruas, situação que tem aumentado os riscos de acidentes de trânsito e dificultado a circulação de veículos e pedestres.
A prática, segundo os moradores, se intensifica no período chuvoso, quando os donos dos animais os soltam para pastagem em espaços públicos. No entanto, essa conduta é ilegal e passível de punição, conforme a legislação ambiental. O abandono de animais em vias públicas pode resultar em multas e até prisão para os responsáveis.
Na Câmara dos Deputados, tramita o Projeto de Lei 1211/2021, que prevê penalidades mais rígidas para proprietários que deixarem animais soltos em estradas, responsabilizando tanto os donos quanto os tratadores.
A Prefeitura de Picos informou que a apreensão de animais está temporariamente suspensa devido a questões burocráticas, enquanto aguarda a contratação de veículos apropriados para o serviço. Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esclareceu que há um acordo com o município para a remoção de animais em rodovias federais e vias municipais, tendo realizado diversas apreensões até o final do ano passado.
Os moradores cobram maior fiscalização e aplicação da lei, antes que novos acidentes aconteçam.