CulturaDestaques

Livro “De corpo inteiras” expõe estrutura perfeita e incômoda da mulher

Capa do livro

Sem medo de polêmica, um grupo de sete mulheres lança a coletânea “De corpo inteiras”, no dia 06 de agosto, em transmissão ao vivo pelo aplicativo Instagram @coletivoescreviventes. A publicação foi produzida pelo Coletivo Escreviventes e estará disponível na versão digital pela Amazon a partir de 04 de agosto.

O livro apresenta 39 contos corajosos e envolventes. Abordando assuntos diversos, que vão de amizades e relações familiares a direitos reprodutivos e relacionamentos abusivos, os contos relacionam-se às diversas partes do corpo de uma mulher. Os pedaços, vistos a partir da visão dessas sete mulheres, compõem um uno perfeito e incômodo, como o corpo da mulher na sociedade em que vivemos.

Entre as autoras, está Lícia Mayra, escritora valenciana, radicada em Picos. A autora de “Rogai por nós”, e-book disponível na Amazon, explica que o livro surgiu através do encontro virtual entre mulheres de vários estados do país, com estilos e vivências diversas, unidas pelo desejo de dar voz às suas histórias. A temática, por sua vez, veio das inquietações provocadas pelo trato social do corpo feminino.

“Todos os dias, o corpo da mulher é exposto, julgado, violentado. Ora é usado para envergonhá-la, ora para questionar suas escolhas, e até mesmo para justificar atrocidades, como constantemente se vê em comentários que relacionam crimes sexuais às vestimentas das vítimas”, afirma. “Escrever sobre o corpo feminino é uma forma de fazer frente às violências que o rondam”.

Participam ainda da coletânea, as escritoras: Carla Guerson, Carol Aguiar, Emanuela Ribeiro, Michele Fernandes, Milena Maria e Raquel Catunda.

O COLETIVO – O Coletivo Escreviventes surgiu com o intuito de agregar escritoras e fazer frente a um mercado editorial ainda fortemente marcado pela predominância masculina.  Propõe-se a ser um espaço constante de troca de vivências femininas, através da divulgação de obras e debates de temas caros às mulheres.

Outras informações no IG @coletivoescreviventes.

Fonte: ascom