DestaquesEducação

Jovem escritor ressalta importância do IFPI de Picos na sua formação literária

Arthur Hansel. Foto: arquivo do entrevistado

Embora o IFPI – Campus de Picos ofereça o Ensino Médio Integrado, cursos técnicos e licenciaturas na área de exatas, não significa que outros dons dos estudantes daquela instituição não sejam estimulados. Esse é o caso do jovem escritor Arthur Micael Alves Dias Hansel, 18 anos. Ele fez o Ensino Médio integrado a informática no IFPI e atualmente cursa o técnico em Administração na mesma instituição. Em entrevista ao Boletim do Sertão, Arthur destacou as vantagens dessa formação ampla e do incentivo que recebe dos professores para que continue escrevendo.

“Foi no Instituto Federal onde descobri os meus talentos de forma que os professores sempre apoiavam os discentes em seus sonhos e objetivos. Eu tenho segurança em falar que, sem o IFPI, eu não teria descoberto esse meu talento de maneira rápida”, declarou o escritor.

Ao cursar o técnico em administração, Arthur pretende aliar o conhecimento adquirido nesse curso para conseguir comercializar o seu trabalho. Ele salienta que a escrita de mais livros está em seu futuro, mas não pretende viver apenas da literatura.

“Pretendo seguir na área da Administração, pois me ajudará bastante a controlar as vendas, organizar meu objetivos e pensamentos, dirigir minhas ações e publicações. E, quem sabe, também conseguir uma parceria com alguma Editora para publicar meus livros na versão física. Então, minha perspectiva profissional visa bastante em mesclar meus conhecimentos administrativos com meus ideais autorais como também em seguir em algum cargo administrativo para crescer”, relatou.

Arthur escreve desde os 15 anos e já lançou um livro: “Apuã, a Cidade Fantasma”. O jovem autor elogia a forma como os professores do IFPI ministram as aulas, pois incluem os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

“O ensino oferecido pelos professores é de ótima qualidade, pois são experiências que muitos alunos julgam como originais. Muitos desses profissionais costumam elaborar aulas participativas, buscando o envolvimento de todos os alunos nos assuntos abordados. O Instituto Federal do Piauí Campus Picos costuma preparar muitos projetos que, em boa parte das vezes, são idealizadas e preparadas por discentes do IFPI, logicamente com a participação e supervisão dos professores”, explicou o escritor.

IFPI Picos. Foto: Jailson Dias

Recentemente Arthur Hansel participou de uma roda de conversa dentro da programação do “Papo Empreendedor”, evento da disciplina “Empreendedorismo”, ministrada pelo professor Marx Rodrigues de Moura.