Academia e PesquisaDestaques

Jornalista e professora promovem live sobre pesquisas em comunicação e divulgação de livro sobre parteiras

Arquivo do entrevistado

A jornalista e acadêmica de Relações Públicas da Uespi de Teresina, Sandy Swamy, e a jornalista e professora mestre da Faculdade R.Sá e da Uespi de Picos, Lana Krisna, promovem na próxima terça-feira (21), às 21h00, a “Live Memórias Vivas”, oportunidade em falarão sobre pesquisas em comunicação e o fortalecimento da cultura popular. A exibição virtual poderá ser acompanhada através das contas no Instagram: @sandyswamy e @lanakrisna.

Durante a live também será divulgado o livro-reportagem “Mãos que trazem à luz: memória das parteiras de Oeiras- PI”, fruto do trabalho de conclusão de curso em jornalismo de Sandy que contou com a orientação da professora Lana Krisna. “A Lana foi minha orientadora durante o TCC e minha parceira para concretização de um sonho, publicar o livro. Ela me auxiliou nas revisões do texto e foi minha conselheira durante todo processo”, comentou.

O livro é fruto de uma ampla pesquisa, trazendo relatos de parteiras, mães e profissionais de saúde, debatendo questões como saúde pública, cultura e gênero. Ele abrange do trabalho das “aparadeiras” no mundo e sua chegada no Brasil, além de apresentar relatos surpreendentes dessas mulheres.

“O livro-reportagem conta histórias que envolvem os sentidos humanos, onde foram entrevistadas 5 parteiras tradicionais da zona rural, 3 mães que receberam seus serviços e 4 profissionais da saúde, que contribuem para uma área pouco estudada”, explicou.

Sandy Swamy e Lana Krisna

O livro ainda não teve um lançamento oficial por causa da pandemia, mas ele já se encontra à disposição para vendas. Sandy informou que fará o lançamento em eventos de comunicação em Oeiras, Picos e Teresina, e já conta com uma boa procura. “A procura tem sido boa por parte de mães, estudantes de jornalismo, doulas (mulher que serve) e profissionais da saúde. Já recebi relatos de pessoas que reencontraram sua ancestralidade após a leitura e até de mestranda que está utilizando a obra como referência bibliográfica”, relatou.

A jornalista acrescenta que contou com apoio de algumas pessoas para conseguir publicar o seu trabalho, dentre elas o deputado federal Assis Carvalho (PT-PI).

Aqueles que desejam adquirir um exemplar, podem entrar em contato com a jornalista, através do telefone: (89) 9 9428-7979, ou pelo Instagram: @sandyswamy. Também pode ser comprado no site da Editora Apris ou no Shoptime.

Mãos que trazem à luz: memória das parteiras de Oeiras- PI

Além de futuras pesquisas, a jornalista informou que tem objetivos maiores quanto às parteiras, cuja importância foi indiscutível para milhares de mães ao longo dos anos. “E ainda quero vê-las sendo reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, quem sabe as pesquisas contribuam para este feito”, declarou.

Voltando às lives, Sandy informou que os debates devem se aprofundar com novas conversas, sempre tratando sobre pesquisa, comunicação, sertão. “Em outros momentos teremos conversas com outros pesquisadores sobre parteiras, doulas, parteiras urbanas e temáticas que abordem a gestante e o parto em meio a pandemia”, comentou.