CidadaniaDestaques

Irmãs organizam Bazar Solidário de livros para ajudar ONGs que defendem a causa animal em Picos

Organizadoras do bazar, Samille e Alícia Aqui. Foto: arquivo das entrevistadas

As irmãs Samille e Alícia Aquino organizaram o Bazar Solidário de livros com o objetivo de ajudar ONGs que defendem a causa dos animais em Picos. O trabalho voluntário delas teve início em fevereiro desse ano, após decidirem vender alguns livros dos quais dispunham em casa para ajudar os voluntários das organizações. A ideia deu tão certo que elas decidiram criar um bazar que tem conta no Instagram: @bazarpetpicos, para arrecadar mais livros, vendê-los a preços acessíveis e doar o dinheiro para as entidades.

Samille Aquino, que é odontóloga, informou que as vendas acontecem através das redes sociais. As fotos dos livros são postadas no Instagram do bazar e as pessoas interessadas em adquirir algum dos volumes comentam ou mandam mensagem. Os preços variam entre R$ 5,00 e R$ 15,00. “No perfil nós temos também todas as informações e prestações de contas nos destaques”, relatou Samille.

Os detalhes sobre compra e entregas são debatidos com o cliente. O pagamento pode ser em espécie, transferência bancária ou Pix.

A rede social também serve para que as pessoas façam doações de livros, pois isso ajuda o bazar a continuar e, consequentemente, apoiar as ONGs. “Desde o começo temos recebido várias doações. Algumas pessoas doam apenas um, o que já ajuda muito, mas também já recebemos doação de 50, 60 livros de uma vez. No último mês as doações caíram, mas ainda temos alguns livros em estoque”, relatou Samille.

A odontóloga relatou que ela e a irmã foram surpreendidas positivamente com a procura das pessoas pelos livros, fato que não se verifica apenas aqui em Picos, mas também em cidades da região, como Santo Antônio de Lisboa e Ipiranga.

Atualmente os recursos arrecadados com as doações são doados para a ONG dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI) e para a Eco Patinhas. “De forma que o valor arrecadado até hoje foi dividido igualmente entre as duas organizações”, relatou Samille.