DestaquesEducação

IFPI de Picos reuniu centenas de pessoas para acompanhar o eclipse

Na tarde do último sábado (14), em todo o Brasil, foi possível acompanhar o fenômeno do eclipse solar anular/anelar, que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra. Em Picos, centenas de pessoas se reuniram para assistir este acontecimento no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – IFPI, localizado no bairro Pantanal, que através de um projeto do Ministério de Ciência e Tecnologia disponibilizou óculos especiais para que os estudantes e a comunidade em geral pudessem acompanhar o fenômeno.

O evento ficou sob a organização do IFPI. E, segundo o professor de física do IFPI, Gilson Mauriz, o evento reuniu pessoas da comunidade acadêmica, bem como de fora do Campus.

O professor conta que devido o tempo ter ficado nublado, não foi possível visualizar com tanta clareza a passagem do Eclipse.

“A visualização do fenômeno foi prejudicada, pois surgiram nuvens, tínhamos uma grande expectativa para a visualização, mas infelizmente não conseguimos visualizar o ápice do eclipse. Conseguimos até mais ou menos uns 50% de parcialidade, após isso surgiram as nuvens e não foi mais possível”, relatou.

O professor contou ainda que a localização do IFPI possibilitava uma visão privilegiada do acontecimento e que os graduandos de licenciatura em Física que participam do PIBID e da residência pedagógica levaram os alunos das escolas estaduais em que atuam para que pudessem prestigiar também a passagem do eclipse.