DestaquesEducação

IFPI de Picos: acadêmicos do mestrado de Física são acolhidos em aula inaugural

Contando com a presença do reitor Prof. Dr. Paulo Borges da Cunha, aconteceu na última sexta-feira (24) a aula inaugural da 1ª turma do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do IFPI – Campus de Picos. A oferta do mestrado representa um marco para o instituto que oferece o Ensino Médio Integrado, graduações em Física e Química, especializações e cursos profissionalizantes.

O diretor do IFPI, Prof. Dr. Lorenilson Leal (Nilsim) destacou que a aula de inauguração foi um momento para acolher os acadêmicos e tratar sobre as ações a serem realizadas, com foco na pesquisa. “A aula inaugural do MNPEF foi um momento de orientação e acolhimento dos estudantes desta primeira turma e apresentação a comunidade acadêmica das ações de pesquisa que serão realizadas no próximo biênio”, declarou.

Nilsim enfatiza que o mestrado em física do IFPI de Picos representa um ganho não apenas para o instituto, mas para a região de Picos. “Assim, serão desenvolvidas pesquisas na área do ensino da física para educação básica e, também, a qualificação profissional dos professores que atuam nas escolas públicas da região”, ressaltou.

O ensino oferecido no IFPI de Picos tem sido de grande proveito para Picos e região, com diversos alunos progredindo nas esferas mais elevados do ensino, pesquisa e extensão, como também conseguindo ingressar no mercado de trabalho com rendimentos bem acima da média.

O mestrado de Física conta com estudantes que fizeram a sua graduação em Física no IFPI e que permanecem como estudantes dessa vez na pós-graduação. No Boletim do Sertão há relatos de diversos alunos dessa graduação que já chegaram ao doutorado desenvolvendo pesquisas em diversas universidades brasileiras.

O mestrado

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País.

A 1° turma do mestrado do IFPI de Picos conta com 10 estudantes, aprovados no processo seletivo que teve início ao final de 2022. A oferta desse programa de pós-graduação vinha sendo ofertado com muita expectativa pela instituição.