DestaquesEducação

IFPI de Picos registra boa procura para o Vestibular 2023; as inscrições seguem abertas

De acordo com a presidente da Subcomissão do Vestibular 2023 do IFPI – Campus de Picos, psicóloga Caroline da Silva Torres, o instituto tem registrado uma boa procura de estudantes interessados em prestar o certame. As inscrições tiveram início no dia 10 de novembro e se encerram em 12 de dezembro, enquanto que a prova será realizada em 15 de janeiro. “Estamos com um bom número de inscritos, estamos trabalhando as licenciaturas, mas Análise de Desenvolvimento de Sistemas tem sido o curso mais procurado no Campus”, informou a presidente.

Até o momento, Caroline Torres informou que 130 candidatos se inscreveram para as 40 vagas disponíveis para a graduação de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Os cursos de Licenciatura Plena em Física e Licenciatura Plena em Química também oferecem 40 vagas cada um. No total, o Campus de Picos está oferecendo 120 vagas para as três graduações citadas.

Caroline Torres informa ainda que a inscrição custa R$ 40,00 e deve ser efetuada exclusivamente pelo site do IFPI. Como acontece com o ENEM, o IFPI também está trabalhando com as chamadas políticas de ações afirmativas – sistema de cotas. “Então, 45% das vagas são para a ampla concorrência, 5% para alunos com deficiência e 50% para alunos oriundos de escolas públicas, e também pretos, pardos e indígenas”, relatou.

Caroline Torres. Foto: Jailson Dias

A presidente da Subcomissão do Vestibular explicou que o aluno deve olhar bem o edital para ver em qual sistema de cotas ele se enquadra. Ao definir a opção, o candidato é redirecionado para outra página onde deve preencher um cadastro.

Link para inscrição

“Ele vai anexar os documentos que pede no edital: um vídeo, uma foto de frente, de perfil, e fazer uma declaração à mão, que ele é preto, pardo ou indígena, então toda essa documentação, vai anexar juntamente com a inscrição para quem se submeter ao sistema de cotas”, explicou.

A prova

A prova do vestibular – cuja duração é de cinco horas – constará de 60 questões objetivas e a redação, além da língua estrangeira – o aluno deve escolher entre inglês e espanhol no ato da inscrição. O estudante também pode solicitar na inscrição se precisa de um acompanhamento especial ou se precisa prestar o exame em uma sala especial.

As questões do vestibular dizem respeito às mesmas disciplinas do ENEM: ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens.

Evasão

A retomada do vestibular pelo IFPI tem como um dos seus objetivos evitar a evasão dos estudantes ao longo dos cursos, uma vez que o aluno opta no ato da inscrição para qual graduação fará a prova. “Ele vai optar em que lugar ele quer fazer a prova e qual curso ele quer fazer”, comentou Caroline Torres.

Diretor Nilsim. Foto: Jailson Dias

A direção

O diretor do IFPI de Picos, Prof. Dr. Lorenilson Leal de Sousa, informou que as expetativas para o vestibular estão muito boas devido a procura verificada. Ele também destacou a maior busca pelos candidatos para a graduação de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, enquanto as licenciaturas registram uma procura menor. “Mas isso é um reflexo do país inteiro, de todos os Campi”, frisou.

Nilsim informou que uma das ações a nível de Brasil para melhorar a procura pelas licenciaturas foi ofertar essas graduações à noite.