DestaquesGERAL

Governador Wellington Dias inaugura Centro de Parto Normal e Serviço de Neurocirurgia do HRJL

Foto: Romário Mendes

O governador Wellington Dias inaugurou, nesta quinta-feira (24), o Centro de Parto Normal (CPN) e o serviço de Neurocirugias do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, acompanhado do Secretário de Saúde Florentino Neto, do Presidente da Fundação de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, do Coordenador do Pró-Piauí, Rafael Fonteles, do deputado estadual Pablo Santos, dentre outras autoridades políticas.

O Centro de Parto Normal segue o modelo de assistência obstétrica, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que realça a mudança no olhar do profissional de saúde sobre a parturiente e sua família.

A unidade conta com cinco quartos (suítes), consultório obstétrico, copa, posto de enfermagem, banheiros e repouso. Os quartos são equipados com banheira para o trabalho de parto, além de equipamentos para o estímulo à evolução do parto normal, como barra fixa, bola suíça; além de assistência 24h com profissionais de enfermagem e fisioterapia para um parto com segurança e humanizado.

As cirurgias neurológicas foram implantadas há um mês e cerca de 20 procedimentos já foram realizados. Hoje, o setor foi inaugurado.

A neurocirurgia atende pacientes com demandas de intervenções neurológicas, como AVC e traumas provocados por acidentes. Com a implantação do serviço, os pacientes que antes eram regulados para Teresina, agora são atendidos em Picos, reduzindo os riscos de morte e sequelas.

O governador Wellington Dias comemorou a entrega do Centro de Parto Normal. “Fico muito feliz em vir a Picos e ver obras importantes como esta, pronta. A assistência obstétrica para essa região é muito importante, pois temos uma demanda alta”, disse o governador.

Na oportunidade, Wellington Dias ressaltou a importância da descentralização dos serviços de alta complexidade na região centro-sul do Piauí, com a implantação do serviço de neurocirurgias no hospital de Picos. “ Um avanço na descentralização da regulação do estado. Casos graves, agora, são tratados aqui”, argumentou.

O deputado estadual Pablo Santos, que fez parte do projeto de implantação dos serviços, falou da importância de Picos como cidade polo na região ofertar agora essas melhorias na saúde.

“Uma obra muito importante para nossa cidade e para região, assim como, os outros serviços implantados no Hospital Regional. Hoje, o local conta com o serviço de bucomaxilo e o serviço de neurocirurgia que em menos de um mês foram realizadas mais de 20 cirurgias”, disse Pablo Santos.

Fonte: RiachãoNet/
Romário Mendes