DestaquesGERAL

Governador garante apoio para criar memorial de Niède Guidon: “Minha consciência, meu dever”

Foto: Bruno Poletti/Folhapress

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), garantiu na noite da quarta-feira (4) que ajudará na criação de um memorial com os objetos pessoais da arqueóloga Niède Guidon. O projeto, ainda embrionário, foi citado por Rosa Trakalo, diretora dos Museus do Homem Americano e da Natureza, durante o velório da pesquisadora, realizado no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato.

“Minha consciência, meu dever, vamos continuar apoiando o trabalho da Niède”, afirmou o governador.

Durante a visita, Rafael Fonteles perguntou como a arqueóloga estava nos últimos dias. Rosa respondeu que ela se encontrava bem, saía pouco e recebia cuidados em casa.

Rosa também relembrou que existe uma carta escrita à mão por Niède, datada de 1975, enviada ao então governador Dirceu Arcoverde, na qual ela pedia medidas para proteger a região do Parque Nacional da Serra da Capivara. O governador demonstrou admiração pelo documento. Rosa acrescentou que possui o manuscrito digitalizado e que ele será uma das peças do futuro memorial, a ser instalado na residência onde Niède morava. “Pois conte com o nosso apoio”, respondeu Fonteles.

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

O governador ressaltou que o legado da arqueóloga inspira gerações e que ela é digna de todas as honrarias.

“A doutora Niède Guidon, sem dúvida, é uma figura do nosso estado, escolheu o Piauí para viver e fez daqui um exemplo de conservação da natureza e do patrimônio histórico da humanidade. Portanto, o benefício que ela trouxe ao povo de São Raimundo Nonato, à região e ao povo do Piauí é digno de todas as homenagens. Nós viemos aqui, de maneira singela, nos despedir”, declarou Fonteles.

Fonte: Cidade Verde