DestaquesEducação

Filha de cozinheira e pedreiro conquista vaga em mestrado na federal

A jornalista Thaila Vitória Santos Vieira, natural de Bocaina (PI) e formada pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), foi aprovada em terceiro lugar, entre 14 vagas, no Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. A conquista ocorre apenas quatro meses após a conclusão da graduação, consolidando uma trajetória marcada por dedicação acadêmica e superação.

Egressa da Uespi, Thaila foi laureada por mérito acadêmico ao concluir o curso de Jornalismo. Durante a graduação, participou ativamente de diversas atividades extracurriculares, como monitoria, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), bolsa trabalho e Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibeu). Mesmo quando tinha aulas presenciais em apenas três dias da semana, mantinha uma rotina intensa na universidade ao longo de todos os dias, em razão dos projetos desenvolvidos.

Ao longo de quatro anos, a estudante enfrentou uma rotina diária de deslocamento, saindo de casa por volta das 6h da manhã e retornando apenas às 23h, conciliando estudos, pesquisas e atividades práticas. O esforço resultou em reconhecimento acadêmico, com premiações em vários concursos.

Recentemente, Thaila também foi selecionada pela Editora da Universidade Federal do Piauí (Edufpi) para publicar seu primeiro livro em formato impresso, com lançamento previsto para março. A jornalista iniciou sua trajetória profissional ainda no 4º período da graduação, estagiando em diferentes segmentos da comunicação, como rádio, portal de notícias, televisão, marketing e agências.

Segundo Thaila, o ingresso no mestrado representa a realização de um sonho antigo. “Sempre quis ser professora. Apesar de gostar da adrenalina do mercado, a docência sempre foi meu objetivo”, afirma. A preparação para a seleção começou ainda durante o período do TCC, intensificando-se após o término das aulas. “Foi um processo exaustivo, de julho a setembro, com finais de semana e noites dedicados aos estudos, mas hoje vejo que valeu a pena”, destaca.

A escolha pela UFMA foi motivada pelo interesse de pesquisa em Teledramaturgia, área que integra a linha de pesquisa do programa. Thaila chegou a ser aprovada como aluna especial ainda no primeiro semestre, cursando disciplina com a professora que pretende ter como orientadora. “Quatro meses após a formatura, o resultado veio, e só tenho a agradecer”, completa.

Filha de uma cozinheira e de um pedreiro, ambos com escolaridade básica, e oriunda de escola pública, Thaila ressalta o significado coletivo da conquista. “Essa aprovação não é só minha, é deles. Estudo e luto por eles, para oferecer uma vida melhor do que a que, por falta de condições, não puderam me oferecer”, conclui.