CidadesDestaquesEducação

Estudantes relatam expectativas para passar o final do ano com a família

Rawena e Ivonete. Foto: arquivo das entrevistadas

Por Luana Pereira
Estagiária R.Sá

Estudar longe de casa torna o estudante mais independente e oferece a possibilidade de tomar sozinho várias decisões. Na nova cidade, é você com você mesmo. Será preciso lidar com questões relativas ao estudo e também, moradia, transporte, alimentação. A cidade de Picos, recebe muitos estudantes nos dois períodos do ano, comportando a Faculdade R.Sá, a UFPI, UESPI e IFPI, além de dezenas de escolas, por isso vários estudantes de cidades vizinhas desembarcam aqui.

Em busca de um futuro melhor esses jovens começam a ter responsabilidades,  mas, por outro lado, você terá a possibilidade de experimentar a liberdade de ser o responsável pelo próprio destino e pelas próprias decisões.

É o caso da estudante de jornalismo da Faculdade R.Sá, Rawena Lúcia Sousa de Brito, de apenas 22 anos, natural de Timon-MA. Ela veio para estudar e explica que se adaptou muito rápido às rotinas da cidade, mas que não vê a hora de retornar para sua casa.

“Estou ansiosa para as férias, pois estou com saudades de casa, e também para ter um descanso da rotina corrida de estudante. O Natal é sinônimo de união, amor e celebração entre familiares e amigos. Quero estar perto deles nessa data tão especial”, explicou Rawena.

Sendo o momento mais esperado do ano, o Natal é tempo de celebrar com a família, e muitos finalizam as provas cedo para não perder tempo.Com isso, as rodoviárias ficam mais lotadas nesse período.

Apesar dos inegáveis benefícios, é importante considerar alguns pontos antes de seguir por esse caminho. Foi o que a estudante de Jornalismo da Faculdade R.Sá Maria Ivonete dos Reis Carvalho de 22 anos, natural de Simões relatou. “É uma época que gosto bastante porque, depois da pandemia, essas datas são de muita importância pra mim, por isso me sinto pensativa e ansiosa para rever minha família”, afirma.