DestaquesSaúde

Estado aumenta número de leitos com respiradores para Covid e ocupação cai para 52%

Divulgação CCOM

A ocupação dos leitos com ventiladores mecânicos (respiradores) ficou 52,9% na última semana, segundo levantamento feito pelo Cidadeverde.com, baseado no boletim diário da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) sobre os números de pacientes com Covid-19 no Piauí.

Apesar de aumentar a ocupação por pacientes, o percentual é menor que no início do mês, que chegou a 61,51% no dia 1º de junho. Isso se deve principalmente, à instalação de novos leitos de UTI e Estabilização ocorridos nesta semana, com a chegada de novos ventiladores mecânicos, comprados pelo Estado e pela Prefeitura de Teresina.

De acordo com o governo do Estado, o crescimento do número de leitos de UTI foi de 120% em dois meses e de 173% nos de estabilização em todo o Piauí. Um aumento de 128% no número de leitos com ventiladores mecânicos.

Antes dos investimentos da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde, os hospitais do Piauí tinham 148 leitos de UTI. Agora, são 326. Outros 25 hospitais tinham 26 de estabilização, número que subiu para 71.

Os leitos clínicos, que atendem casos leves e moderados com a Covid-19, são 1.023, em todos os 46 hospitais, mais os outros dois de campanha que foram construídos.

Entres os hospitais que tiveram maior ampliação no número de UTI estão Natan Portella (7 leitos antes, agora 18), HGV (20 antes, 40 agora), Lucídio Portela (5 antes, 10 agora), todos em Teresina. Em seguida, vêm Tibério Nunes (10 antes, 20 agora), em Floriano; Justino Luz (10 antes, 18 agora), em Picos; Chagas Rodrigues (8 antes, 14 agora), em Piripiri; e Dirceu Arcoverde (16 antes, 25 agora), em Parnaíba. Os novos leitos de estabilização foram instalados nos dois hospitais de campanha em Teresina.

Na última quinta-feira, o Hospital Getúlio Vargas abriu dez leitos de UTI e 40 leitos de enfermaria. A meta é que, até o fim deste mês, o hospital tenha 50 leitos de terapia intensiva para atendimento a pacientes em estado mais grave da Covid-19.

“O Governo do Estado está avançando com ações estratégicas para prestar uma assistência de qualidade a pacientes vítimas da Covid-19, uma vez que somos referência para todos os municípios do Piauí”, destaca o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

O Piauí recebeu, na última quarta-feira (3), mais 21 respiradores comprados de uma empresa privada. Os equipamentos fazem parte de um lote de 80 aparelhos adquiridos em março. Todos estão sendo enviados para hospitais estaduais e de referência no atendimento a pacientes com a Covid-19.

Outros 100 ventiladores importados da Turquia chegaram ao Piauí no começo da semana. Parte deles foi para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, dobrando o número de UTIs (10 para 20).

“Os ventiladores e as câmaras conservadoras já estão nas alas em pleno funcionamento. Estamos avançando em um ritmo animador que resultará em vidas salvas”, disse Davyd Basílio, diretor-geral do HTN.

“Estamos com a expectativa de, até segunda-feira (8), chegarmos quase 500 leitos com respiradores”, afirmou o governador Wellington Dias.

Ocupação
A ocupação de leitos continua a subir. Eram 549 na quinta-feira, 558 na sexta-feira, e chegou a 583 neste sábado. O Piauí registrou 15 óbitos e 373 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. O total de mortes chegou a 239, enquanto os testes positivos acumulados desde março somam 7.478.

São 188 internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e 22 em leitos de estabilização. Nos leitos clínicos, a ocupação subiu de 359 para 373 vagas.

O aumento do número de leitos ocupados é acompanhado de ampliação nos leitos disponibilizados. Nas últimas 24 horas, foram aberas mais 12 vagas de UTI, 13 de estabilização e quatro de leitos clínicos.

Com o reforço dos últimos dias, o percentual de leitos ocupados ficou abaixo de 60% tanto em UTI (57,67%) como em estabilização (30,99%). Somados os dois tipos de leitos, onde são usados respiradores, a ocupação é de 52,90% – chegou a 61,51% no dia 1º de junho.

Foram 15 altas médicas nas últimas 24 horas – 563 no total acumulado.

Apesar disso, uma idosa morreu aguardando vaga em uma UTI em Teresina. Ela ainda chegou a ser transferida para um leito de UTI, na noite deste sábado(06), mas seu estado já estava grave demais.

Caroline Oliveira e Fábio Lima
Com informações do governo do Estado
[email protected]