DestaquesOpinião

Enquete: maioria dos picoenses votou contra a abertura do comércio para maio

Jailson Dias

O Boletim do Sertão realizou uma enquete virtual através da sua conta no Instagram na última segunda-feira (27) para saber o que pensam os internautas quanto a volta das atividades econômicas na cidade. A pergunta era a seguinte: “Você é a favor da reabertura gradual do comércio de Picos a partir de maio?”. Havia duas possibilidades de resposta: Sim ou Não. A maioria dos participantes se manifestou contra o funcionamento dos estabelecimentos nesse momento.

Ao todo 66 pessoas comentaram o post, dos quais 36 disseram ser contra a abertura do comércio para maio. Outros 16 internautas afirmaram ser favoráveis, ao passo que seis não expressaram uma opinião decisiva, preferindo analisar o contexto e o posicionamento posterior da prefeitura. Os outros oito comentários foram respostas a opiniões manifestadas na publicação.

É importante lembrar que a enquete foi realizada na segunda, quando a cidade contabilizava 07 casos de coronavírus. Hoje, dois dias depois, já são 22 os casos.

Muitas pessoas, cujos nomes não identificaremos aqui, comentaram que a cidade nunca esteve em isolamento social, uma vez que a movimentação permanece intensa nas ruas. Outros argumentam que diante do aumento de casos, a retomada das atividades econômicas de imediato só faria agravar a proliferação do coronavírus na cidade.

Houve quem dissesse que prefere esperar o posicionamento oficial da Prefeitura Municipal de Picos, enquanto alguns destacaram que apenas o comércio está em isolamento.

A prefeitura anunciou que divulgaria no dia 30 de abril um plano de retomada das atividades econômicas da cidade, mas condicionou a reabertura do comércio ao não agravamento dos casos de coronavírus, o que acabou por acontecer. As entidades classistas têm pressionado para que o comércio reabra as portas, argumentando que poderiam ser adotadas medidas para evitar aglomerações no interior dos estabelecimentos.